Notícias

Voltar

Inauguração, no Fundão, de nova unidade de rastreio de cancro da mama para a região centro

24 de Maio 2019
Inauguração, no Fundão, de nova unidade de rastreio de cancro da mama para a região centro
LPCC inaugura a 7ª unidade móvel de rastreio de cancro da mama, de uma série de oito novas unidades. A ação representa cerca de 3,5 milhões de euros de investimento no diagnóstico precoce de cancro da mama, na região centro.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) inaugurou a sétima unidade móvel de rastreio de cancro da mama, de uma série de oito novas unidades para a região centro.
A iniciativa teve lugar no passado dia 24 de maio, e decorreu no Centro de Saúde do Fundão, tendo contado com a presença de Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção da LPCC.NRC; José Tereso, Vogal da Direção da LPCC.NRC; do vereador Paulo Águas, em representação do Presidente da Câmara Municipal do Fundão; e João Taborda em representação da Coordenadora da UCSP Fundão.
As oito novas unidades móveis adquiridas pelo Núcleo Regional do Centro representam cerca de 3,5 milhões de euros de investimento no diagnóstico precoce de cancro da mama, na região centro. Paulo Águas mostrou-se feliz pelo Município do Fundão poder usufruir deste investimento, aproveitando o evento para anunciar publicamente a cedência, por parte da Câmara Municipal, de novas instalações para a sede do Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC no Fundão.
O investimento da LPCC.NRC representa também o estímulo de uma política de proximidade às populações locais, em estreita colaboração com os cuidados de saúde primários, parceiro privilegiado destas iniciativas. Relação reforçada por João Taborda que agradeceu o trabalho desenvolvido pela Liga nos últimos anos neste concelho.
Até finais de junho a nova Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada junto ao Centro de Saúde de Fundão, estando em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 9:15h às 12:30h e das 13:30h às 17:00h; e à sexta-feira, das 9:15h às 12:30h e das 13:30h às 16:30h. As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro. Lembrando que em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1200 a 1500 mulheres morrem com esta doença, Natália Amaral reforçou a importância do aumento das taxas de participação no rastreio de cancro da mama.
Por Núcleo Regional do Centro a 27 de Maio 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias