Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro integra projeto europeu “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUs)

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro integra consórcio europeu que pretende a criação de uma rede europeia para jovens sobreviventes de cancro.
No âmbito do Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro integra um consórcio europeu constituído por 14 entidades de 6 países (Suécia, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália e Portugal) que pretende criar uma rede europeia de jovens sobreviventes de cancro.
Denominado “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUs) e sob o mote ‘CHOOSE the HEALTHy way!’, o projeto será promovido em torno de quatro pilares centrais: promoção da prática de desporto e exercício ao ar livre (outdoor); psicoeducação; nutrição e ambientes saudáveis. É dirigido a jovens sobreviventes de cancro, entre os 15 e os 39 anos, que terão um papel de "embaixadores" na consciencialização pública para a adoção de estilos de vida saudável, com o envolvimento de familiares, amigos e profissionais de saúde e, naturalmente, de toda a comunidade.
Para Vítor Rodrigues, presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC “este projeto vem reforçar a capacidade de intervenção social da Liga Portuguesa Contra o Cancro numa das suas principais áreas de missão: a prevenção primária do cancro, isto é, promoção da saúde através da adoção de estilos de vida saudáveis. E fá-lo de forma muito particular: através do envolvimento ativo de jovens sobreviventes de cancro pediátrico que darão exemplo, na primeira pessoa, para a necessidade de mudança de comportamentos em saúde”.
O projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa EU4Health, conquistou um financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros. Em Portugal, integram ainda o consórcio a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e o Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
 
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias