Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro presta homenagem aos voluntários

05 de Dezembro 2016 a 05 de Dezembro 2016
Liga Portuguesa Contra o Cancro presta homenagem aos voluntários
Dia 5 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro vai homenagear o voluntariado em Portugal, com ações por todo o país.
Sendo uma instituição cuja atividade depende diretamente do apoio e do trabalho diário de 22.033 voluntários, a LPCC decidiu assinalar a data com diversas atividades, onde se incluem encontros, cursos e cerimónias de homenagem aos anos de serviço.

Na LPCC, existem quatro tipos de voluntariado: hospitalar, que visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico; comunitário, que funciona com base na dinâmica de grupos para a promoção de ações de sensibilização e prevenção da doença; de entreajuda, onde o foco está no apoio emocional ao doente, através de um testemunho na primeira pessoa; e de competências, onde os voluntários são profissionais que oferecem o seu contributo técnico e conhecimentos.
 
Dia 5 de dezembro, a LPCC dá a conhecer o trabalho de milhares de pessoas que se juntaram à instituição na luta contra o cancro, através das seguintes atividades:
 
Núcleo Regional do Norte
O Núcleo do Norte irá promover a Cerimónia de Entrega de Insígnias aos voluntários com 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço. O encontro decorrerá na manhã do dia 5 de dezembro, no auditório da LPCC – NRN.
 
Núcleo Regional do Centro
Aproveitando a comemoração dos 20 anos de voluntariado hospitalar da LPCC, no IPO de Coimbra, o NRC irá realizar, no dia 5, uma sessão no auditório daquela instituição e dirigida a voluntários, doentes oncológicos e profissionais.
Neste dia, terá também início a XII Edição do Curso de Formação Inicial de Voluntariado em Oncologia, na sede do NRC. O curso, que decorrerá nos dias 5, 6, 7 e 12 de dezembro, abordará temas ligados à missão e áreas de intervenção da LPCC, prevenção e tratamento, impacto psicossocial do cancro e os direitos, deveres e funções do Voluntariado hospitalar.  
 
Núcleo Regional do Sul
Para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado com todos os Voluntários Hospitalares e dos Movimentos de Entreajuda, o NRS irá promover a Cerimónia de Entrega de Batas a novos voluntários, no dia 5 de dezembro, pelas 17H00, no IPO de Lisboa. Neste evento, a LPCC irá também distinguir os voluntários com 10, 15, 20 e 25 anos de serviço.

Núcleo Regional dos Açores
A LPCC nos Açores irá promover no dia 9 de dezembro, em Angra do Heroísmo, o Seminário “Humanização dos Cuidados em Oncologia: Olhares Multidisciplinares”, integrado nas comemorações dos 75 anos da LPCC, dos 50 anos do NRA e no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado.
O Seminário, que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), pretende constituir um espaço de partilha e reflexão, junto da população, sobre a humanização dos cuidados em Oncologia ao nível da saúde, da solidariedade, da espiritualidade e do voluntariado.
 
Núcleo Regional da Madeira
O Núcleo da Madeira irá promover diversas atividades. A LPCC – NRM faz parte do painel do II Encontro de Voluntários da Região Autónoma da Madeira, que decorrerá no dia 2 de dezembro, e onde serão homenageados os voluntários com mais de 15 anos de serviço. No dia 3, tem início a formação para os voluntários hospitalares - “Dinâmica do Hospital de Dia”. No dia 5, o NRM promove, nas suas instalações, um almoço para todos os voluntários, seguido de uma homenagem a quem tem mais de 5 e 10 anos de serviço. Neste dia, será igualmente apresentado o projeto “+Perto De Si”, que visa promover o voluntariado de proximidade para doentes oncológicos.
 
05 de Dezembro 2016

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias