Notícias

Voltar

Linha Cancro da LPCC é gratuita e agora oferece apoio jurídico

05 de Janeiro 2017
Linha Cancro da LPCC é gratuita e agora oferece apoio jurídico
A Liga Portuguesa Contra o Cancro acaba de lançar uma nova campanha, onde reforça a importância da Linha Cancro e as novidades introduzidas neste serviço. Este ano, a Linha Cancro passa a ser gratuita e a oferecer apoio jurídico.
Criada em 2008, a Linha de Apoio à Pessoa com Cancro tem como objetivo informar e apoiar os doentes e a sua família. Registando uma média de 2.000 chamadas e de 1.200 emails por ano, os profissionais da Linha respondem a questões relacionadas com a doença oncológica, os direitos dos doentes, apoio psicológico e apoio social. A Linha Cancro está disponível, durante a semana, das 9H00 às 18H00, através do número gratuito 800 100 100, está disponível pelo email linhacancro@ligacontracancro.pt e em alternativa, é também possível deixar as questões online, através do formulário no site da LPCC.
 
Vítor Veloso, Presidente da LPCC, explica que “a Linha Cancro é um projeto de referência nacional. No final do ano passado, a Associação Portuguesa de Call Centers (APCC) atribuiu o Selo de Qualidade à Linha Cancro, reconhecendo os elevados padrões de qualidade do serviço prestado aos utentes e o esforço que a LPCC tem vindo a desenvolver para apoiar o doente oncológico. Mas queremos continuar a melhorar. Por isso, analisámos as questões mais frequentes e as necessidades mais prementes dos doentes e verificámos que o apoio jurídico era uma prioridade”. 
 
Em 2016, a Linha Cancro recebeu mais de 1.500 chamadas e mais de 1.700 emails, realizadas na maioria por mulheres (74%). Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria continuam a ser os distritos que mais utilizam a Linha e, por norma, são os próprios doentes (51%) e os familiares / amigos (34%) que procuram apoio através deste serviço. As questões mais colocadas aos profissionais da Linha prendem-se com os direitos gerais da pessoa com cancro, ações de rastreio, informação sobre a doença, centros de tratamento e apoio psicológico. Em termos de patologia, muitos dos telefonemas e emails recebidos estão relacionados com o cancro da mama, estômago, cabeça e pescoço, melanoma e pulmão. Embora o número de chamadas e emails recebidos tenha diminuído relativamente a 2015, continua-se a verificar um pico de atividade em janeiro, nos meses de verão e no final do ano. 
 
05 de Janeiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias