Notícias

Voltar

LPCC organiza 5ª edição do Curso deFormação Básica em Cuidados Paliativos

18 de Março 2022 a 25 de Março 2022
LPCC organiza 5ª edição do Curso deFormação Básica em Cuidados Paliativos
Nos dias 18, 19 e 25 de março decorre a 5ª edição do curso básico de cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde. Com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, o curso on-line, terá a duração de 21 horas. As inscrições online já se encontram abertas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove a 5ª edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos, dirigido a Profissionais de Saúde. Este terá uma carga horária de 21 horas, distribuídas pelos dias 18, 19 e 25 de março de 2022, em formato e-learning. Limitado a 40 vagas, a frequência no curso confere Certificado de Formação Profissional, mediante conclusão com aproveitamento.
A ação decorre no âmbito do protocolo celebrado (em 2020) entre a LPCC.NRC e a Administração Regional de Saúde do Centro, e atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, buscando qualificações que permitam desenvolver um cuidado holístico e apropriado à condição do indivíduo, e contribuindo assim para a melhoria do acompanhamento dos doentes com doença crónica, avançada e progressiva e dos seus familiares.
Com uma estrutura e conteúdos programáticos validados e aprovados pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, entre os objetivos de aprendizagem estarão, nomeadamente, o conhecimento dos princípios e filosofia geral dos Cuidados Paliativos; aspetos básicos da organização dos respetivos serviços; princípios básicos de comunicação com o doente e família; o cuidar da família; o luto; as necessidades espirituais do doente e sua família; os princípios gerais de controlo de sintomas; o controlo da dor; o trabalho em equipa e a prevenção do burnout, entre outros.
O envelhecimento populacional, aliado a outros fatores como os hábitos de vida pouco saudáveis ou fatores ambientais, têm contribuído para o aumento das doenças crónicas, incluindo as doenças oncológicas, que representam uma importante causa de morbilidade e a principal causa de mortalidade no nosso país. De salientar, ainda, o aumento substancial de doentes que acabam por morrer após doença prolongada, avançada e progressiva e com sofrimento físico, psicológico, social e/ou espiritual associado. Continua, por isso, a ser fundamental a aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar as práticas dos serviços de medicina à prestação de cuidados ao doente crónico, em particular ao doente oncológico, garantindo uma prestação de cuidados de saúde adequados, integrados, diferenciados e de qualidade.
A participação na formação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 4 de março de 2022, através do link: www.ligacontracancro.pt/formacpaliativos.


PROGRAMA
 
Dia 18 de Março 
 
09:00h – 09:15h |Abertura do Curso. Apresentação do Curso- LPCC.NRC /ARS
 
09:15h – 12:45h |Filosofia e princípios gerais dos CP
                            Princípios gerais de controlo de sintomas
Enf. Vítor Rua Costa (UCP HAJC |ACeS Baixo Vouga) 
 
13:30h – 15:15h |Princípios básicos da comunicação com o doente e família.
                            Conferência familiar
Drª Piedade Leão (UCP IPO Coimbra) 
 
15:15h – 17:00h |Cuidar da Família. Luto
Dr Luís Simões (UCP CHBV) 
 

Dia 19 de Março 
 
09:00h – 12:30h | Necessidades espirituais do doente e família 
                             Questões éticas em fim de vida
Prof Ana Querido (ESS IPL Leiria) 
 
13:30h – 15:30h | Vias de administração de fármacos em CP  
                             Urgências em Cuidados Paliativos
Enf. Joana Almeida (UCP HAJC | ACeS Baixo Vouga)
 
15:30h – 17:00h | Aspetos básicos da organização dos serviços de CP
Enf. Sara Gomes (UCP IPO Coimbra) 
 
 
Dia 25 de Março 
 
09:00h – 12:30h | Controlo de sintomas digestivos.  
                             Controlo de sintomas respiratórios 
                             Controlo da dor: Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.
                             Exercícios práticos de utilização de opióides
Drª Florbela Gonçalves (UCP IPO Coimbra) 
 
13:30h – 17:00h |Trabalho em Equipa e Prevenção do Burnout 
                            Situação de últimas horas e dias de vida
Enf. Ana Rocha (UCP IPO Coimbra)
 
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 26 de Abril 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias