Notícias

Voltar

Madalena Soromenho vence Prémio Empreendedorismo Social - ISPA/CGD

Madalena Soromenho vence Prémio Empreendedorismo Social - ISPA/CGD
O projeto vencedor, intitulado "Modelo Voz”, foi desenvolvido na Liga Portuguesa Contra o Cancro  - Núcleo Regional do Sul, pela investigadora Madalena Soromenho, numa colaboração ISPA/LPCC.
O projeto vencedor, intitulado "Modelo Voz”, foi desenvolvido no Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro pela investigadora Madalena Soromenho, numa colaboração ISPA/LPCC, sob a orientação de psicólogos destas instituições e visa contribuir para a integração social de portadores de laringectomia total.
 
A excisão cirúrgica da laringe que ocorre quase exclusivamente em situações de tumor maligno, tem como consequência alterações a vários níveis, nomeadamente na respiração, no olfato, no paladar e, sobretudo, a perda da voz normal. O laringectomizado tem de aprender uma nova forma de respirar, de engolir e, sobretudo, de comunicar.
 
O foco do presente trabalho é a promoção da qualidade de vida da pessoa laringectomizada, através do fortalecimento da  rede de suporte social, quer a nível familiar e afetivo, quer a nível laboral e comunitário, promovendo a diminuição de vivências estigmatizantes e a total integração do portador de laringectomia.
 
O Prémio Empreendedorismo Social, promovido pelo ISPA e pela Caixa Geral de Depósitos, foi entregue numa cerimónia presidida pela reitora do ISPA Prof Isabel Leal e contou com a presença de representantes da CGD e de membros do júri responsável pela seleção.
Por Núcleo Regional do Sul a 28 de Fevereiro 2024

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias