Notícias

Voltar

Mangualde assinala “Outubro Rosa” com um vasto programa de iniciativas

02 de Outubro 2021 a 30 de Outubro 2021
Mangualde assinala “Outubro Rosa” com um vasto programa de iniciativas
O movimento “Outubro Rosa”, em Mangualde, é assinalado com um mês intenso em atividades com vista à consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgação de informação e formas de apoio à mulher e família.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) encontra-se a promover o “Outubro Rosa”, uma iniciativa com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio. Centenas de iniciativas, na Região Centro, assinalam o mês de prevenção do cancro da mama, divulgando também informação e formas de apoio da Liga à mulher e família.
Em Mangualde, o Grupo de Voluntariado da LPCC.NRC desenvolve um conjunto de ações no âmbito do “Outubro Rosa”, a decorrerem durante todo o mês. O objetivo é desafiar a comunidade a juntar-se a esta iniciativa e promover sinergias para aumentar o impacto deste movimento. Sinergias nomeadamente com parceiros institucionais, empresas, grupos profissionais, marcas e outras entidades, no sentido de uma maior intervenção ao nível da disseminação da mensagem da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Do calendário de iniciativas “Outubro Rosa” em Mangualde, terão lugar as seguintes atividades:

     
  • Dia 2: Abertura da exposição “Outubro Rosa”, na Biblioteca Municipal de Mangualde;
    Dia 3: Arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde;
    Dia 10:
              - 9h00:  Encontro de Escolas de BTT – Taça Regional XCO, Aldeia da Roda;
              - 10h00: Stand de sensibilização e de disponibilização de materiais “Outubro Rosa”, no átrio do Complexo Paroquial e Largo Dr. Couto;
              - 15h00: Arruada com o Grupo de Concertinas de Sezures;

    Dia 17: 9h00:  Caminhada “Prevenção do Cancro da Mama”, com início no Largo Dr. Couto (Inscrições obrigatórias);
    Dia 23: 15h00: Sessão de Esclarecimento “O Cancro da Mama”, com a participação da Dr.ª Natália Amaral (Médica Ginecologista e Secretária da Direção Nacional da LPCC)
    Dia 30:
                - 9h30: Largada de Pombos pela Secção Columbófila de Mangualde, no Largo Dr. Couto;
                - 10h30: Arruada com a Associação Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares;
                - 16h00:  Atuação da Tuna Realense, no Largo Dr. Couto;
     
A participação nestas iniciativas implica o cumprimento de todas as orientações das autoridades de saúde, nomeadamente à desinfeção das mãos, utilização de máscara e de distanciamento físico.
O programa de atividade “Outubro Rosa” em Mangualde conta com o apoio e parceria da: Câmara Municipal de Mangualde, União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Guias de Mangualde e Azuribike Mangualde Team.
Lembramos que o “o cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura. É, por isso, fundamental difundir a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e rastreio. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
 
Saiba mais em: www.ligacontracancro.pt/outubrorosa
Por Núcleo Regional do Centro a 18 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias