Notícias

Voltar

Nova edição do curso“Sexualidade, Fertilidade e Cancro”

30 de Abril 2021 a 07 de Maio 2021
Nova edição do curso“Sexualidade, Fertilidade e Cancro”
De 30 de abril a 7 de maio, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, em formato E-Learning, uma nova ação de formação sobre “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, dirigida a profissionais de saúde.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove mais uma edição do curso "Sexualidade, Fertilidade e Cancro", dirigido a profissionais de saúde, desta vez em formato E-Learning, a decorrer no dia 30 de abril, 5 e 7 de maio.  Um conjunto de especialistas junta-se à iniciativa para refletir e debater questões sobre comportamento e disfunções sexuais em doentes oncológicos e, ainda, sobre matérias relacionadas com a fertilidade. A ação conta, mais uma vez, com o Patrocínio Científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do Centro de Preservação da Fertilidade (CHUC) e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.
O curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, organizado pela Liga, disponibiliza 30 vagas. Tem por objetivo dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam melhor auxiliar no aconselhamento e intervir quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos. Desta formação, espera-se, ainda, que resultem importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente no delinear de novas abordagens nestas áreas.
A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia, que deverá ser feita através do link: www.ligacontracancro.pt/cursofertilidade.
Este curso teve início em Coimbra em 2016, tendo vindo ao longo dos anos a ser descentralizado por parte do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, de modo a dar a oportunidade a profissionais de saúde de outros distritos de poderem frequentar formação na área da oncologia.


PROGRAMA:
 
30 | ABRIL [9H00/18H00]
EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA ONCOLÓGICA (1H30)
PROF. DOUTORA JOANA BASTOS (FMUC)
LINFOMAS E LEUCEMIAS (1H30)
DR. JOAQUIM ANDRADE (HOSPITAL DE S. JOÃO)
CANCRO UROGENITAL (1H30)
PROF. DOUTOR BELMIRO PARADA (CHUC/FMUC)
 
5 | MAIO [17H00/18H30]
CANCRO DA MAMA (1H30)
DRA. GABRIELA SOUSA (IPO COIMBRA)
 
7 | MAIO [9H30/19H00]
DIFICULDADES SEXUAIS NO DOENTE ONCOLÓGICO
(1H30)
DR. FRANCISCO ALLEN GOMES (FERTICENTRO)
FERTILIDADE APÓS O CANCRO (1H30)
PROF. DOUTORA ANA TERESA ALMEIDA SANTOS
(CENTRO DE PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE - CHUC / FMUC)
TÉCNICAS DE PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE (1H)
DRA. ANA PAULA SOUSA (CENTRO DE PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE - CHUC)
TOMADA DE DECISÃO SOBRE PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE EM DOENTES ONCOLÓGICOS (1H30)
DOUTORA CLÁUDIA MELO SILVA (FPCE-UC)
QUESTÕES ÉTICAS EM ONCOFERTILIDADE (1H30)
PROF. DOUTORA MARGARIDA SILVESTRE (CHUC / FMUC
Por Núcleo Regional do Centro a 11 de Agosto 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias