Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC doa materiais e equipamentos de apoio aos doentes e serviços do IPO de Coimbra

16 de Julho 2020
Núcleo Regional do Centro da LPCC doa materiais e equipamentos de apoio aos doentes e serviços do IPO de Coimbra
A ação visa reforçar os cuidados a doentes em contexto hospitalar, no domínio da humanização da assistência ao doente oncológico e família. O montante financeiro relativo aos apoios doados pela Liga ao IPOC cifra-se em mais de 76 mil euros.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) entregou, a 16 de julho, bens e equipamentos ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) que visam melhorar o bem-estar do doente oncológico.
O IPOC enalteceu a doação da LPCC.NRC, integrada num projeto de apoio ao doente oncológico em contexto hospitalar. O mote da iniciativa foi a identificação de materiais ou equipamentos que pudessem fazer a diferença no bem-estar do doente, contribuindo para a humanização da assistência ao doente oncológico em contexto hospitalar.
Vítor Rodrigues, presidente da Direção da LPCC.NRC, recordou em conferência de imprensa que o apoio ao doente oncológico ocupa cerca de 50% do trabalho da Liga e que estes apoios prestados abrangem outras entidades hospitalares. Recorde-se que a iniciativa decorre no âmbito do projeto da LPCC.NRC, apresentado a 5 dezembro 2019, de reforço aos cuidados a doentes em contexto hospitalar, que prevê(ia) a atribuição de equipamentos específicos e materiais, após fase de identificação de necessidades junto de vários hospitais distritais da Região Centro com serviços de oncologia.  
Nesta data, a Liga entregou aos serviços de Oncologia Médica e Radioterapia do IPOC cento e cinquenta kits, contendo alguns produtos de higiene, folhetos informativos, garrafas de água e outros produtos que pretendem dar mais conforto aos utentes, na sua admissão, durante os tratamentos e no momento da alta hospitalar. . Esta oferta será regular, conforme necessidades dos serviços hospitalares.
Desde o arranque do projeto e até à data, o serviço de Radioterapia do IPOC recebeu também seis colchões anti-escaras, uma cadeira de higiene para banho e seis almofadas de gel; assim como materiais de apoio destinados ao serviço, nomeadamente lenços faciais, caixas para próteses dentárias, copo anti-derrame, pulverizadores de comprimidos, camisola interior adequada a Radioterapia mamária, medicação tópica cutânea, hidratantes e cicatrizantes. Já no serviço de Oncologia Médica, a LPCC.NRC entregou televisores e auscultadores descartáveis que, segundo Vítor Rodrigues, "visam propiciar um ambiente calmo e acolhedor" ao doente oncológico.
O projeto refletiu-se ainda na entrega ao serviço de Cuidados Paliativos de 15 colchões anti-escaras, 3 capas para colchão, 1 transfer horizontal para banhos e três cadeiras de higiene para banho, entre outros equipamentos. Também os serviços de Consulta de Estomaterapia e Oncosexologia, receberal materiais de apoio ao doente no âmbito destas especialidades.   A  LPCC.NRC equipou ainda o Hotel de Doentes com dois televisores, leitor e projetor de vídeo, tela de projeção e óculos de realidade virtual, entre outros equipamentos tecnológicos. Também o serviço de Dermatologia recebeu uma máquina fotográfica com objetiva Macro para Dermatoscópio. Foram ainda disponibilizados 2 murais informativos..
O valor dos apoios em kits, materiais de apoio ao doente e equipamentos no contexto do projeto de cuidados a doentes em contexto hospitalar (humanização da assistência ao doente oncológico e família) é, até à data, de 76.158 euros: cerca de 51 mil em materiais de apoio ao doente e quase 25 mil em equipamentos.O projeto conta também com o apoio das empresas Critical Software, Fujifilm, “Pereira & Santos - Cash & Carry”, e outros doadores anónimos, com verbas recolhidas nos peditórios da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também a atividade dos voluntários na preparação dos kits de apoio ao doente.
De referir, ainda, que durante o período de confinamento obrigatório, a LPCC.NRC apoiou o IPOC com bens alimentares para oferta aos doentes durante o período de espera para consultas e tratamentos, materiais e equipamentos de proteção individual, guichés de acrílico; dispensadores de pé de álcool gel e duas câmaras (?)  de pressão negativa; ajudando a fazer face ao combate à pandemia por COVID-19, num montante de 47.500€, pelo que o valor total dos apoios nesta data, a nível regional, ascende a mais de 123 mil euros
Para a Presidente do Conselho de Administração do IPOC, Margarida Ornelas, “Não há, de facto, maior dádiva do que ver implementadas medidas que promovem melhor qualidade, saúde e bem-estar aos nossos doentes e aos seus familiares".
Destacou, ainda, que a parceria com a LPCC “já tem décadas” e que a Liga “tem sido um parceiro incontornável” em atividades e projetos relacionados com a “saúde e o bem-estar dos doentes”.
Recorde-se que a parceria da LPCC.NRC com o Instituto Português de Oncologia de Coimbra sente-se no dia-a-dia da instituição hospitalar desde 1996 através, do voluntários da Liga.  A presente iniciativa marca, assim, o retomar progressivo do voluntariado hospitalar da Liga no IPOC. Recorde-se que o surto pandémico por coronavírus (COVID-19) conduziu à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no âmbito da humanização da assistência ao doente oncológico e família, a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, em articulação com o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, prevê a sua retoma progressiva, assente numa estrutura de voluntariado jovem e salvaguardando o cumprimento de todos os protocolos de controlo de infeção definidos pelas Autoridades de Saúde. Neste sentido, a LPCC.NRC encontra-se a desenvolver o recrutamento de jovens voluntários, no sentido de reforçar as equipas existentes. As candidaturas estão abertas até 21 de julho. Mais informações disponíveis aqui
Por Núcleo Regional do Centro a 31 de Agosto 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias