Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC lança Bolsas de Investigação em Oncologia

15 de Julho 2019 a 31 de Outubro 2019
Núcleo Regional do Centro da LPCC lança Bolsas de Investigação em Oncologia
As candidaturas para quatro bolsas de investigação em oncologia encontram-se abertas. O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de cerca de 60 mil euros para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) atribui quatro bolsas de investigação em oncologia: 3 Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO e 1 Bolsa Dr. Rocha Alves.
As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2019/2020 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). Já a Bolsa Dr. Rocha Alves abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da Região Centro.
As candidaturas para atribuição das bolsas, com um valor individual de 9.960 euros e uma verba adicional de 5 mil euros para apoio laboratorial, encontram-se abertas entre 16 de julho e 31 de outubro de 2019. O formulário de candidatura e os respetivos regulamentos estão disponíveis em aqui
O apoio financeiro à investigação científica em oncologia é entendido pelo NRC-LPCC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. Consciente da importância da investigação científica no âmbito do cancro e da necessidade que os investigadores têm em termos de apoio financeiro, o Núcleo Regional do Centro apoiou, desde 2015, quinze Bolsas NRC-LPCC/CIMAGO e três Bolsas Dr. Rocha Alves, contribuindo com mais de 230 mil euros para a investigação em oncologia.
Na Cerimónia de Lançamento das Bolsas de Investigação NRC-LPCC/CIMAGO e Bolsa Dr. Rocha Alves, realizada hoje (15 julho), o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro, reforçou a importância deste apoio e continuidade dos mesmos, reforçando assim o papel da Liga em "retribuir à sociedade o apoio que esta tem dado”. A Professora Isabel Carreira, Coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), salientou a importância do apoio do NRC-LPCC, contabilizando nesse sentido os mais de 450 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como as várias dezenas de projetos de investigação desenvolvidos, nomeadamente com o princípio de poderem ser aplicados ao doente, de modo a que este possa usufruir dos resultados obtidos. Isabel Carreira destacou, ainda, o “salto qualitativo e quantitativo” que o CIMAGO deu com o equipamento - PCR automático (Idylla), que permite a análise de mutações genéticas específicas em oncologia, e que advém de um investimento do NRC-LPCC de 41.900 mil euros. José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO (Associação de apoio ao CIMAGO) esteve também presente na Cerimónia, confirmando o significado do apoio do NRC-LPCC para a continuidade do trabalho de investigação em oncologia deste centro de investigação, e que na sua opinião faz toda a diferença e confere maior força à pesquisa em cancro.
 
Candidaturas
Podem candidatar-se às Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2019/2020, até 31 de outubro de 2019, todos os investigadores licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.
À Bolsa Dr. Rocha Alves 2019/2020 podem concorrer, também até ao dia 31 de outubro de 2019, todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região centro, da zona de ação do Núcleo Regional do Centro da LPCC: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca).
Por Núcleo Regional do Centro a 15 de Julho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias