Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC obtém Selo de Qualidade em Voluntariado

27 de Outubro 2021
Núcleo Regional do Centro da LPCC obtém Selo de Qualidade em Voluntariado
O Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, foi entregue recentemente ao Núcleo Regional do Centro da LPCC. Criado para diferenciar as Instituições que promovem boas práticas na gestão de voluntariado, o NRC obteve o nível de Excelência.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado entregou ao Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro a certificação de qualidade em voluntariado, através da atribuição do Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®. A distinção foi atribuída pelo período de 3 anos, por meio de um rigoroso processo de candidatura que avaliou inúmeros critérios.
Criado enquanto sistema de identificação, análise e valorização da qualidade das práticas de gestão de programas de voluntariado, o Selo está ancorado a um sistema de classificação em três níveis (Compromisso, Prestígio e Excelência) para diferenciação positiva de boas práticas na gestão de voluntariado. O NRC obteve o nível de Excelência, com uma classificação de 18 entre os 20 critérios avaliados
De acordo com Natália Amaral, secretária da direção do NRC, “a atribuição do Selo de Qualidade em Voluntariado, numa altura em que a Liga apela ao recrutamento de voluntários para o Peditório Nacional (a decorrer de 29 de outubro a 1 de novembro), é uma importante forma de reconhecimento do impacto do trabalho da Liga e dos seus voluntários na população em geral e nos doentes oncológicos e cuidadores, em particular.”
Ainda pela voz do Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado, chega-nos o testemunho de congratulação ao NRC “pelo rigor demonstrado na capacitação e organização do seu voluntariado e por esta obtenção do nível de Excelência, o mais alto nível do reconhecimento da exemplar competência que demonstram pelo interesse na valorização de todas e todos que, dedicada e generosamente, colaboram com o Núcleo em prol de uma melhor qualidade de vida para os nossos concidadãos atingidos por doença oncológica.”
A atribuição do Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change® surge, assim, como o culminar de um longo processo que iniciou com a implementação de melhorias nas práticas organizacionais e estrutura de gestão de voluntariado, na redefinição e reestruturação das áreas, projetos de voluntariado e perfis de voluntariado e a qualificação do voluntariado, com a implementação de cursos de formação inicial e contínua em voluntariado. Simultaneamente o reconhecimento de uma prestigiada entidade externa, vem fortalecer a credibilidade externa da LPCC no domínio do voluntariado, potenciando o reforço desta mesma ação, nomeadamente no que se refere à capacidade/atratividade para o recrutamento de novos voluntários, especialmente para o período do Peditório da Liga.
No contexto da missão e objetivos da LPCC e da relevância primordial que o voluntariado representa para esta Instituição, esta certificação mostra também o início de uma nova etapa, a qual, através do reconhecimento de uma prestigiada entidade externa, exige ao Núcleo Regional do Centro o reforço desta mesma ação, a continuidade na melhoria das práticas de gestão e de avaliação do impacto social do voluntariado, tendo em vista a valorização da atividade do seu voluntariado, e atendendo ao impacto social da sua ação.
A Certificação de Excelência abrange todas as áreas de voluntariado do Núcleo Regional do Centro da LPCC que, ao longo do seu percurso histórico, adotou sempre políticas de âmbito estratégico e operacional que visam a valorização individual e social do trabalho voluntário.
​ 
Como fazer a candidatura ao voluntariado da LPCC?
Para mais informações ou realização de candidatura ao voluntariado do Núcleo Regional do Centro da LPCC, os interessados devem consultar a página www.ligacontracancro.pt/como-voluntario/ ou contactar o NRC através dos números 239487490 / 918539741 ou pelo email voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.
Por Núcleo Regional do Centro a 03 de Janeiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias