Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro promove formação gratuita para farmacêuticos do distrito de Leiria

14 de Setembro 2018
Núcleo Regional do Centro promove formação gratuita para farmacêuticos do distrito de Leiria
A grande adesão ao curso“Cancro: A Intervenção do Farmacêutico”, realizado no passado mês de maio, levou à marcação de uma 2ª edição, para a qual já estão abertas as inscrições.
No dia 14 de setembro de 2018, sexta-feira, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) organiza, em parceria com a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, a segunda edição do curso de formação dirigido a farmacêuticos do distrito de Leiria, intitulado “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico”, com a duração de oito horas. A sessão realiza-se na  Delegação de Leiria do LPCC.NRC, situada na Quinta da Matinha, Marrazes (junto à Casa Paroquial). As inscrições, limitadas ao número de vagas disponíveis, são gratuitas e podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail formacao.nrc@ligacontracancro.pt ou através do número 239 487 490. 
O reconhecimento de que as doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte em Portugal, assim como o aumento da incidência e mortalidade por cancro no nosso país, levou a que o combate contra o cancro seja uma das prioridades do Plano Nacional de Saúde. A promoção da saúde e prevenção da doença oncológica são áreas consideradas prioritárias, com especial atenção dada à educação para a saúde e à articulação entre diferentes entidades, nomeadamente instituições não-governamentais com atividade na luta contra o cancro, como a LPCC.
Nesse âmbito, desde 2015 que o Núcleo Regional do Centro da LPCC desenvolve um projeto de formação sobre cancro junto dos farmacêuticos, que consiste na realização de ações de formação creditadas na temática da doença oncológica. Depois dos profissionais de Coimbra, Aveiro, Viseu, Castelo Branco e Guarda, é agora a vez dos farmacêuticos de Leiria.
O papel do farmacêutico tornou-se mais amplo, com as farmácias a serem parceiras importantes nos cuidados de saúde e relevantes para a promoção de uma saúde de proximidade. Precisamente por serem canais privilegiados e de grande relevo na área da educação e promoção da saúde pelo contacto universal, diário e pessoal com a comunidade, o LPCC-NRC fez esta aposta na formação e sensibilização na temática da doença oncológica junto dos profissionais das farmácias.
“Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” é um curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos que visa tornar estes profissionais agentes ativos na prevenção primária e secundária do cancro, promovendo conhecimentos sobre a doença oncológica, incluindo causas e fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, programas de rastreio e risco de infertilidade em doentes oncológicos.
 
Um conjunto de especialistas
Durante a manhã a LPCC é apresentada, em particular o apoio social prestado aos doentes oncológicos, com as intervenções de Miguel Pina e Margarida Costa. Seguem-se as questões da ​”Epidemiologia e Prevenção Primária do Cancro” tratadas por Cátia Domingues. Da parte da tarde, Carlos Freire de Oliveira, presidente do LPCC.NRC e especialista em oncologia médica, vai falar sobre “Prevenção Secundária do Cancro: Cancros Rastreáveis”  e Teresa Almeida Santos (Centro de Preservação da Fertilidade - CHUC) vai  tratar do tema da “Infertilidade e Preservação da Fertilidade em Doentes Oncológicos”. “O Papel do Farmacêutico num Contexto Oncológico”, por Rute Salvador (CHUC) é o último módulo da formação.
O curso “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” está integrado no programa de comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que, ao longo de 2018, sob o mote "No Centro da Luta Contra o Cancro", tem o objetivo de consciencializar “o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.
   
PROGRAMA
A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Dr. Miguel Pina – LPCC.NRC – 1h
Apoio Social ao Doente Oncológico. O Papel da LPCC - Dra. Margarida Costa – LPCC.NRC – 1h
​Epidemiologia e Prevenção Primária do Cancro - Dra. Cátia Domingues– 1h30
Prevenção Secundária do Cancro: Cancros Rastreáveis- Prof. Doutor Carlos Freire de Oliveira – LPCC.NRC – 1.30h
Infertilidade e Preservação da Fertilidade em Doentes Oncológicos - Prof. Doutora Teresa Almeida Santos – Centro de Preservação da Fertilidade - CHUC – 1.30h
O Papel do Farmacêutico num Contexto Oncológico - Dra. Rute Salvador - CHUC – 1.30h
 
 A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como uma das suas principais finalidades a Educação para a Saúde, procurando desenvolver uma variedade de iniciativas com vista à promoção da saúde e prevenção do cancro. O papel do farmacêutico tornou-se mais amplo, com as farmácias a serem  parceiras importantes nos cuidados de saúde e relevantes para a promoção de uma saúde de proximidade. A pensar nisso, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem promovido um curso de formação dirigido a farmacêuticos com o objetivo de reforçar o seu papel enquanto agentes ativos na prevenção do cancro.

 
Por Núcleo Regional do Centro a 22 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias