Notícias

Voltar

O impacto do cancro na sexualidade e fertilidade

21 de Maio 2019 a 28 de Maio 2019
O impacto do cancro na sexualidade e fertilidade
Nos dias 21 e 28 de maio de 2019, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, em Viseu, uma ação de formação na temática da “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, dirigida a profissionais de saúde.
A iniciativa conta com a intervenção de um conjunto de especialistas que vão refletir e debater questões sobre comportamento e disfunções sexuais em doentes oncológicos e ainda sobre matérias relacionadas com a fertilidade.
A ação de formação “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, organizada pela LPCC, tem lugar a 21 e 28 de maio, em Viseu, e é especificamente dirigida a profissionais de saúde. Estão disponíveis 40 vagas para a participação no curso. Pretende-se, assim, dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam melhor auxiliar no aconselhamento e intervir quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos.
A nova edição do curso realiza-se na Delegação de Viseu da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Rua Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo, Lt.95, R/c Fração C (Qta.Galo-Jugueiros), na sequência de uma assinalável procura por parte dos profissionais de saúde para ampliar os seus conhecimentos sobre este assunto. A concretização da iniciativa no distrito de Viseu tem, ainda, como objetivo primordial assegurar que a LPCC crie pontos de proximidade e apoio, através das suas delegações distritais.
Desta formação, espera-se que resultem importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente no delinear de novas abordagens às dificuldades sexuais e ao nível da fertilidade que podem ser manifestadas pelos doentes oncológicos.
O curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do Centro de Preservação da Fertilidade (CHUC), e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.
A participação é gratuita. Mais informações disponíveis aqui.


SOBRE O PROGRAMA
 
21| MAIO (9H00/18H00)
Epidemiologia da Doença Oncológica (1h30) – Dra. Joana Bastos (IPO Coimbra)
Linfomas e Leucemias (1h30) – Dr. Joaquim Andrade (Hospital de S. João)
Cancro Urogenital (1h30) – Prof. Doutor Belmiro Parada (Centro de Preservação da Fertilidade – CHUC/FMUC)
Cancro da Mama (1h30) – Dra. Gabriela Sousa (IPO Coimbra)
 
28| MAIO (9H30/19H00)
Dificuldades Sexuais no Doente Oncológico (1h30) – Dr. Francisco Allen Gomes (Ferticentro)
Fertilidade após o Cancro (1h30) – Profª. Doutora Teresa Almeida Santos (Centro de Preservação da Fertilidade – CHUC/FMUC)
Técnicas de preservação da fertilidade (1h) – Dra. Ana Paula Sousa (Centro de Preservação da Fertilidade - CHUC)
Tomada de decisão sobre preservação da fertilidade em doentes oncológicos (1h30) – Dra. Cláudia Melo Silva (FPCE-UC)
Questões éticas em oncofertilidade (1h30) – Profª. Doutora Margarida Silvestre (CHUC/FMUC)
 
Por Núcleo Regional do Centro a 19 de Junho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias