Notícias

Voltar

“OncoEnergy”, o manual de exercício físico para pessoas com cancro

21 de Maio 2021
“OncoEnergy”, o manual de exercício físico para pessoas com cancro
O Núcleo Regional do Centro da LPCC dá apoio institucional a manual de exercício físico dirigido a pessoas com cancro, com o objetivo de reduzir os efeitos dos tratamentos oncológicos.
A Sessão de lançamento do manual interativo “OncoEnergy: Manual de exercício físico para pessoas com cancro”, teve lugar no passado dia 21 de maio no ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, em Leiria.  Apresentado pelo investigador Pedro Machado, bolseiro de doutoramento do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) do Politécnico de Leiria, e por Cristina Pissarro, coordenadora do Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria, este livro conta com o apoio institucional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. A acompanhar a Cerimónia de lançamento, estiveram também presentes a Dra. Eliana Gonçalves, da Unidade de Voluntariado do Núcleo Regional do Centro da LPCC e a responsável do MVV Leiria, Ana Luísa Pereira.  
 
Este é o título do livro agora lançado pelo Politécnico de Leiria, que pretende informar acerca dos benefícios que o mesmo pode trazer durante e após o tratamento oncológico. Afirma-se como um guia para pessoas com cancro, familiares e amigos. Um trabalho desenvolvido por investigadores do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) e por estudantes do curso de licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.  
 
O manual "OncoEnergy”, recentemente publicado pelo Politécnico de Leiria, encontra-se disponível online, através do endereço https://bit.ly/2RMsCBN sendo também objetivo dos autores e investigadores envolvidos que este fique disponível para consulta em várias unidades de saúde nacionais, gratuitamente.    
 
O Manual integra ainda QR Codes, através dos quais pacientes e cuidadores podem aceder a vídeos educativos e a um conjunto de exercícios que poderão ser realizados em casa.  

O autor Pedro Machado será o próximo convidado do Núcleo Regional do Centro da LPCC, no Ciclo de Sessões Formativas “80 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, dirigido a voluntários, com a sessão dedica ao tema do "Exercício Físico e Cancro". É já no próximo dia 2 de junho, a partir das 18h30. 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Setembro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias