Notícias

Voltar

São Pedro do Sul volta a assinalar o“Outubro Rosa” com uma Ação de Sensibilização

23 de Outubro 2021
São Pedro do Sul volta a assinalar o“Outubro Rosa” com uma Ação de Sensibilização
O mês de prevenção do cancro da mama em São Pedro do Sul, volta a ser sinalizado com a realização de uma ação de sensibilização no âmbito do movimento “Outubro Rosa”. A iniciativa visa desafiar as pessoas para a mensagem da prevenção e alertar para o diagnóstico precoce e importância do rastreio.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), que se encontra a promover na Região Centro o “Outubro Rosa”, vai realizar no próximo dia 23 de outubro (sábado), em São Pedro do Sul, uma ação de sensibilização no âmbito desta campanha. A iniciativa, organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC em São Pedro do Sul, tem como objetivo a consciencialização para os objetivos da iniciativa, a decorrer em toda a Região Centro, e a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio.
A decorrer no Cineteatro Jaime Gralheiro, a ação tem início às 21h00 e contará com o seguinte programa: a abertura do evento contará com uma exposição sobre o “Outubro Rosa”, apresentada pela Dra. Eliana Gonçalves da LPCC.NRC; segue-se uma comunicação dedicada ao tema “Prevenção do Cancro da Mama”, cuja oradora será a Dra. Lúcia Coutinho, médica de medicina geral e familiar; logo depois será o momento de escutar um testemunho; e para encerrar a iniciativa, haverá um momento musical assumido pelo Lucis Chorus.
De salientar que a participação na ação implica o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.
Mais uma vez, a LPCC.NRC pretende desafiar a comunidade a unir-se em torno da sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como promover sinergias para aumentar o impacto do movimento “Outubro Rosa”, na Região Centro. É nesse sentido também que se verifica o apoio da Câmara Municipal de São Pedro do Sul ao evento.
Recordamos que o Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
 
Saiba mais em: www.ligacontracancro.pt/outubrorosa
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 21 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias