Notícias

Voltar

SNS Awards: Liga Portuguesa Contra o Cancro vencedora em duas categorias

17 de Outubro 2023 a 31 de Dezembro 2023
SNS Awards: Liga Portuguesa Contra o Cancro vencedora em duas categorias
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é vencedora do 'SNS Awards' nas categorias de “Voluntariado” e “Jornalismo em Saúde”. Esta distinção enche-nos de orgulho e reforça a nossa constante dedicação.
A génese da Liga Portuguesa Contra o Cancro é o voluntariado. É através deste serviço que se faz cumprir o apoio ao doente oncológico, família e cuidadores. Este suporte materializa-se no voluntariado prestado, diariamente, de Norte a Sul do país e ilhas, em hospitais com serviços de oncologia.

Contamos com 1.005 voluntários hospitalares, de vários grupos etários, que se comprometem de forma isenta e responsável a servir o próximo. O voluntariado assenta na base da disponibilização de apoio prático e emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos serviços de oncologia. Já em contexto hospitalar os voluntários estabelecem contacto direto com o doente, os seus familiares e cuidadores, realizando o acompanhamento às consulta e tratamentos, oferecendo atenção, informação e conforto, essenciais à humanização e solidariedade.

Agradecemos, também, o Prémio na categoria de "Jornalismo em Saúde", atribuído pelo projeto " Segundas de Conversa". Esta iniciativa nasceu com o objetivo de tratar várias temáticas e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro, em sessões com a comunidade não especialista. As "Segundas de Conversa", na sua génese, pretendem aumentar a literacia em saúde bem como promover a discussão informal e participada. 

O nosso compromisso mantém-se. Faremos sempre o melhor em prol do doente oncológico, contando com o inestimável contributo dos voluntários que, diariamente, trabalham na humanização dos cuidados de saúde.

Os profissionais de saúde e as suas equipas submeteram mais de 600 candidaturas às diferentes categorias e coube ao júri, constituído por especialistas de reconhecido mérito, e elementos da sociedade civil, identificar a shortlist dos projetos/equipas finalistas das 17 categorias. Ao longo da última semana, os profissionais de saúde votaram em seis candidaturas finalistas de cada categoria.

Mais de 11 mil profissionais de saúde elegeram os vencedores dos 'SNS Awards' – distinções atribuídas pela Direção Executiva do SNS, no âmbito do seu 44.º aniversário, a profissionais ou equipas que tenham contribuído para o desenvolvimento do SNS, durante os 12 meses anteriores. 

“Todos os dias há histórias de superação nos nossos hospitais e centros de saúde e estes prémios são uma forma de dar a conhecer o que melhor se faz, de Norte a Sul do País, nas mais diversas áreas. No fundo, pretendemos reconhecer todos os que participam já hoje na construção do SNS que queremos amanhã”, justificou Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS.
01 de Março 2024

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias