Notícias

Voltar

Suspensão de atividades de Rastreio de Cancro da Mama na Região Centro

13 de Março 2020
Suspensão de atividades de Rastreio de Cancro da Mama na Região Centro
No cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, e em articulação com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Núcleo Regional do Centro da LPCC suspende as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro.
Face ao evoluir da crise epidémica da COVID-19 e considerando a prevenção a melhor forma de lidar com esta situação, o Núcleo Regional o Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em articulação com o Conselho Diretivo da ARSC, deliberou suspender, pelo período de 15 dias, as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro.
Deste modo, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio epidemiológico por novo coronavírus (Covid-19), e no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, a LPCC.NRC desconvocará para rastreio todas as mulheres a quem já foi remetida uma carta convocatória.
Nos concelhos onde o rastreio está a decorrer, este vai ser suspenso já a partir de segunda-feira próxima (16 março). Nos concelhos que aguardam a chegada posterior do rastreio, informa-se que, devido a estas circunstâncias, o mesmo chegará com previsíveis atrasos.
No que se refere às consultas de aferição (nos casos em que se verifica a necessidade de repetição do exame para esclarecer alguma dúvida), a LPCC.NRC deliberou que todas as marcações feitas, até ao momento, serão cumpridas nas semanas mais próximas.
A decisão de suspensão das atividades de Rastreio de Cancro da Mama será avaliada semanalmente pela Direção do Núcleo Regional do Centro, em conjunto com as entidades de saúde competentes.
A Direção da LPCC.NRC lamenta todos os inconvenientes provocados por esta circunstância, esperando retomar as atividades do Rastreio de Cancro da Mama tão breve quanto possível.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 14 de Maio 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias