Notícias

Voltar

“UM NATAL PARA TODOS” ASSEGURA UMA SEMANA ESPECIAL A DOENTES E FAMILIARES

17 de Dezembro 2018 a 21 de Dezembro 2018
“UM NATAL PARA TODOS” ASSEGURA UMA SEMANA ESPECIAL A DOENTES E FAMILIARES
Música, workshops, gastronomia e muita emoção marcam esta tradicional comemoração de natal, onde cabem também alegria e esperança.
Entre 17 e 21 de dezembro o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove “UM NATAL PARA TODOS”, um conjunto de iniciativas diárias que vão amenizar a estadia de quem se desloca aos serviços de Radioterapia e Hospital de Dia de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). As comemorações irão estender-se por toda a semana.
Na manhã de dia 17 de dezembro, segunda-feira, destaque para a atuação de Leonel Nunes e, durante a tarde, da Sociedade Artística e Musical de Pousos. Na terça-feira, dia 18, para além do showcooking sobre confeção alimentar proporcionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com distribuição de bolo-rei, segue-se no período da tarde a atuação dos Amigos da Paródia e Palhaços d’Opital. A atuação do Coro ao Centro, constituído por doentes oncológicos e voluntários do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, está prevista para dia 19 de dezembro, quarta-feira, seguida de um workshop sobre “decoração de Natal”. No período da tarde, o destaque é a voz e guitarra de Ana Pereira.
Já na quinta-feira, para além da distribuição de presentes de Natal que o Núcleo Regional do Centro da LPCC está a efetuar em diversas unidades de saúde de toda a região, o programa do dia fica completo com a atuação ao piano de Jorge Gonçalves, no período da manhã, e da Orquestra Desigual da Bairrada durante a tarde.  "Um Natal para Todos" termina em festa, no dia 21 de dezembro, com um musical de jazz e a participação de um grupo de fados de Coimbra.
“UM NATAL PARA TODOS” integra-se no objetivo da LPCC de humanização da assistência ao doente oncológico.
 
 
Entrega de presentes
Integrada nas atividades alusivas ao Natal, destaca-se a distribuição a doentes de cerca de oitocentas mantinhas, preparadas e personalizadas por utentes e voluntárias do Centro de Voluntariado Ocupacional da LPCC.NRC.
Esta iniciativa vai passar pelas várias unidades hospitalares de todos os distritos da Região Centro.  Desde 2011 que a LPCC.NRC promove esta iniciativa com a qual pretende, no âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro na humanização em oncologia, proporcionar conforto aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares.
De acordo com o plano de distribuição e entrega de presentes de Natal a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares da Região Centro, pelos voluntários hospitalares do NRC.LPCC, a iniciativa que começou a 12 de dezembro decorre até ao dia 21 de dezembro, conforme se indica:
 
- No Instituto Português de Oncologia de Coimbra os presentes foram entregues a 12 de dezembro de 2018, iniciativa integrada na festa de natal organizada pela Instituição, na qual foram entregues 200 mantinhas;
- No CHUC, a oferta de presentes aos doentes internados nos serviços de oncologia (cerca de 130 doentes), terá lugar no dia 20 de dezembro. Nos serviços de Hospital de Dia de Oncologia Médica e de Radioterapia serão entregues presentes a cerca de 150 doentes.
- Nos restantes hospitais da região centro a distribuição de presentes de natal será feita entre os dias 19 e 20 de dezembro. 
Por Núcleo Regional do Centro a 16 de Janeiro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias