Notícias

Voltar

Voluntários são fonte de suporte valioso na LPCC

Voluntários são fonte de suporte valioso na LPCC
O voluntariado do NRM-LPCC representa o principal instrumento de humanização em oncologia.
No Núcleo Regional da Madeira, a coordenação do voluntariado é assumida por Helena Toste Silva, que sustenta que “o voluntário é quem apoia diretamente o doente e a família”.

É quem “oferece atenção, conforto, convívio, esperança, durante todo o processo de doença, minimizando o sofrimento e solidão, constituindo uma experiência enriquecedora também para quem a pratica”.

E porque a ação dos voluntários é uma importante componente no tratamento oncológico e é uma fonte de suporte social valioso, a grande aposta para 2022 é angariar novos voluntários e dar início ao Voluntariado de proximidade/domiciliário.

Nesse sentido, o Núcleo Regional da Madeira da LPCC lançou recentemente uma campanha de angariação de voluntários, estando também programada uma ação de formação, em março, para candidatos a voluntários.

O trabalho dos voluntários na LPCC tem por principais objetivos melhorar o acolhimento e a permanência do doente oncológico em contexto hospitalar, contribuindo para amenizar o seu sofrimento e melhorar a sua qualidade de vida; prestar apoio emocional, prático e informativo ao doente oncológico e seus acompanhantes; divulgar os serviços de apoio ao doente oncológico da Liga Portuguesa Contra o Cancro; sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis; informar sobre a Instituição e serviços; colaborar no apoio social ao doente oncológico e sua família; colaborar na prevenção do cancro; angariar fundos.

A atividade de voluntariado desenvolve-se desde que o Núcleo foi criado em 1986, com a primeira presidente Maria de Lourdes Sá Fernandes. Em outubro desse ano, os voluntários prepararam o 1º peditório ao nível regional, em instalações muito reduzidas, mas com muita dinâmica e vontade de ajudar.

A 14 de julho de 2009 foi inaugurada a “Casa da Liga”, situada junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, passo importante para que a LPCC pudesse estar mais perto dos doentes oncológicos e famílias.

A 27 de Agosto de 2010 foi inaugurada a Casa da Liga de Porto Santo e iniciada a atividade do NRM naquela ilha, com o apoio de um grupo de voluntários.

A 28 de Julho de 2014 foi inaugurada a Delegação de Machico e a 5 de Dezembro, do mesmo ano, foi inaugurada a Delegação de Santana.

A 28 de maio de 2020 foi inaugurada a nova Delegação do NRM-LPCC, localizada na Santa do Porto Moniz, espaço cedido pela Câmara Municipal de Porto Moniz, que permitiu uma proximidade efetiva com os doentes oncológicos do concelho.

A 1 de julho de 2021 foi divulgada a Linha verde 800 210 325, através da qual o Núcleo Regional da Madeira da LPCC reforça o acompanhamento e apoio ao doente oncológico e seus familiares.

Todos estes passos foram importantes para que a LPCC chegasse a mais doentes na Madeira e interagisse com as comunidades locais.

Durante os últimos 35 anos, o NRM-LPCC tem crescido e alargado a sua atividade de voluntariado e de serviços a muitos doentes oncológicos e familiares.

O NRM conta com 388 voluntários, sendo a sua maioria do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 26 e os 35 anos e com localidade de residência no concelho do Funchal. Estão distribuídos por Voluntariado Hospitalar, Voluntariado em Paliativos, Voluntariado Comunitário, Voluntariado Pontual, Voluntariado de Entreajuda (MOVE e MVV) e Voluntariado de Competência.
 
Por Núcleo Regional da Madeira a 25 de Fevereiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias