Apoio Ocupacional

Um grande número de doentes têm de permanecer por longos períodos de tempo deslocados da sua área de residência para a realização de tratamentos nas principais unidades hospitalares do país. A maioria dos doentes oncológicos são pessoas idosas que, apesar da vulnerabilidade física e emocional, estão aptas e motivadas para o desempenho de atividades de cariz ocupacional, formativo e/ou outras que poderão proporcionar uma melhoria significativa do seu bem-estar físico e emocional, pela valorização das capacidades individuais, aquisição de novas competências, redução do isolamento e melhoria da autoestima.

No cumprimento da sua missão de apoio ao doente oncológico e família, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos Núcleos Regionais, dispõe de serviços de apoio ocupacional, desenvolvidos através de centros de atividades, que têm a colaboração de profissionais e formadores voluntários e que o doente pode frequentar a título gratuito.

São desenvolvidas atividades de natureza ocupacional (trabalhos manuais, expressão plástica, etc.); atividades socialmente úteis (confeção de materiais para oferta a doentes internados); atividades de desenvolvimento pessoal e social (valorização da imagem corporal, expressão corporal, yoga, reflexologia, etc.) e atividades formativas e culturais (aulas de pintura, aprendizagem de línguas estrangeiras, aulas de informática, visitas a locais de interesse cultural, etc.).

CENTRO DE DIA

O Centro de Dia do Núcleo Regional do Norte é um espaço gratuito com ambiente acolhedor destinado ao doente oncológico e que pretende promover, de forma preventiva ou subsequente, uma melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores.
Este serviço funciona de 2ª a 6ª feira das 08:30h às 17h e está situado no edifício da Unidade de Cuidados Continuados da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Instituto Português de Oncologia do Porto.
Os utilizadores deste espaço têm ao seu dispor uma sala de convívio, uma sala de descanso, uma biblioteca, computadores, ateliers de pintura e workshops de trabalhos manuais e uma sala de costura. Podem, ainda, integrar o Grupo musical (5ª-feiras das 14h às 15h), participar nas Aulas de Inglês e Espanhol ou usufruir do salão de cabeleireiro.
Periodicamente são organizados passeios, visitas a museus, idas ao teatro, sessões de cinema, festas temáticas e lanches-convívio nos quais os utentes participam de forma gratuita.
No Centro de Dia são servidos lanches e almoços, gratuitamente.
 


Mais informações:

Centro de Dia
Núcleo Regional do Norte da
Liga Portuguesa Contra o Cancro 

Telefone: 225 027 391
(extensão 1258 ou 1259)
E-mail: centrodia.nrnorte@ligacontracancro.pt
                   
           


Página Inicial
Apoios & Parcerias