Movimento de Apoio à Pessoa Ostomizada



A experiência de uma ostomia implica a realização de uma cirurgia mutilante, ameaçadora da qualidade de vida. A pessoa ostomizada enfrenta um conjunto de alterações no modo de vida, nas relações familiares e sociais, na imagem corporal e autoestima, para além das inúmeras dúvidas e incertezas.

A prestação de cuidados por parte de profissionais especializados, bem como o apoio emocional transmitido por outras pessoas que viveram uma experiência semelhante, podem ser fatores decisivos na recuperação física e emocional do ostomizado. O Movimento de Apoio à Pessoa Ostomizada (MAPO) é um serviço do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro que tem como objetivo a promoção da qualidade de vida do doente oncológico ostomizado.

Este movimento de apoio é constituído por uma equipa multidisciplinar constituída por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e também por voluntários que já viveram uma ostomia e que partilham a sua experiência e formas de lidar com as diferentes dificuldades. É dirigido a todas as pessoas com ostomias respiratórias (laringectomia e traqueostomia) e de eliminação (colostomia, ileostomia e urostomia), estando também ao dispor dos seus familiares e amigos.

No MAPO estão disponíveis os seguintes serviços:
  1. Serviço gratuito de cuidados de Enfermagem;
  2. Aquisição de materiais e acessórios de ostomia (sacos, placas, pastas e roupa interior adaptada a ostomia de eliminação; cânulas, lenços, filtros, escovilhões, entre outros);
  3. Apoio emocional através do testemunho de voluntários;
  4. Apoio social/material (mediante avaliação técnica);
  5. Consulta gratuita de Psico-Oncologia.
Para mais informações sobre o MMoveimento de Apoio à Pessoa Ostomizada (MAPO) ou candidatura ao Voluntariado, deverá contatar com o Núcleo Regional do Centro da LPCC ou realizar a sua candidatura aqui.
Local de funcionamento:
Rua Dr. António José de Almeida, nº 329 - 1º andar sala 51, 3000-045 Coimbra

Horário de funcionamento:
Para aquisição de material – 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Consulta (gratuita) de Enfermagem – por marcação – 2ª, 4ª e 6ª feira, das 16h30 às 19h

Contactos:
[tlf] 239 487 490 | [fax] 239 484 882
[@] mapo@ligacontracancro.pt

Página Inicial
Apoios & Parcerias