Jovens Promotores de Saúde

O projeto JPS, dinamizado pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Norte, tem como objetivo fundamental a formação de jovens do 3º ciclo ou ensino secundário, dotando-os de competências que lhes permitam desenvolver autonomamente atividades de educação para a saúde a nível local. Esta iniciativa assenta numa lógica de intervenção baseada na educação por pares, capacitando os jovens para a prática em contexto.

O grupo mantém-se ao longo de 3 anos de formação, desenvolvendo atividades a nível local, sendo acompanhado pelo Departamento em reuniões mensais. 

Logótipo JPS

Na escola, os JPS são orientados por um professor dinamizador facilitador do grupo, que funciona como um ponto de segurança a partir do qual os jovens possam descobrir e aventurar-se em ações de educação para a saúde. Ao professor dinamizador, o Departamento de Educação para a Saúde disponibiliza um manual para a ação e proporciona atividades de formação. 

No final de cada ano letivo, é organizado o Fórum anual de JPS, reunindo os JPS de todas as escolas envolvidas no projeto. O Fórum funciona como um momento de reflexão e discussão das atividades realizadas e visa a melhoria sistemática das práticas levadas a cabo pelo projeto.

A Prevenção é IN!
No ano letivo de 2016/2017, o projeto tem como mote “Prevenção é IN(clusão)”.
A Prevenção é apresentada como uma atitude desejável e na moda, o que se traduz num maior acesso e compreensão da INformação (mote de 2015/2016), potencializando e aumentando a INclusão de novos grupos-alvo e estragégias metodológicas de aprendizagem (mote de 2016/2017), tendo por objetivo alcançar a INovação necessária para o êxito dos programas de educação e promoção de saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (mote 2017/2018).

Ano Letivo 2016/2017
O desafio para este período é disseminar e pôr em prática o lema Prevenção é INclusão, abrangendo a comunidade educativa (através dos projetos "Liga-te" e "Jovens Promotores de Saúde") e a Sociedade civil (através do projeto "ComUnidade"), promovendo sempre os valores da Liga Portuguesa Contra o Cancro: a solidariedade e o voluntariado.


Fórum Jovens Promotores Da Saúde 2016


O Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte organizou o Fórum dos Jovens Promotores de Saúde, pelo 15º ano consecutivo.
O encontro aconteceu no dia 29 de Junho nas instalações da Universidade Católica Portuguesa do Porto - Campus Foz. Uma centena de jovens acompanhados pelos seus professores apresentaram os Projetos de educação para a saúde realizados por eles, no contexto escolar, ao longo do ano letivo, sob o lema "Prevenção é IN (formação)".

O evento contou, também, com várias entidades parceiras que dinamizaram workshops dirigidos aos jovens, mas desta vez sobre o mote "Prevenção é IN (clusão)" que irá orientar os projetos do próximo ano letivo.

Destacamos a presença de atletas de Boccia do Futebol Clube do Porto, alunos de doutoramento da FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, formadores da Associação de Surdos do Porto e técnicas da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Um dia excelente, com participações de grande qualidade e que culminou com nota positiva por todo o trabalho realizado em 2015/2016.

____
Ver edição  Jovens Promotores de Saúde 2015​​
____

Mais informações:
Departamento Educação para a Saúde

Núcleo Regional do Norte da 
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estr. Interior Circunvalação, nº 6657
4200-177 Porto

Telf/Fax: 225420680 | Tlm: 910350810
Email: educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt
Facebook da Educação para a Saúde - Norte


Página Inicial
Apoios & Parcerias