MovAplar

Imagem Topo com Logótipos Movaplar e LPCC

​O que é uma Laringectomia?

A experiência de uma laringectomia significa uma extração total da laringe por via cirúrgica. A laringe e a traqueia serão separadas. Como consequências imediatas as pessoas laringectomizadas verificarão algumas alterações na respiração, no olfato, no paladar e, sobretudo, na perda da voz normal. Algumas destas alterações serão, pelo menos parcialmente, reversíveis. Ultrapassada a fase do pós-operatório imediato, a adaptação far-se-á gradualmente.

A prestação de cuidados por parte de profissionais especializados, bem como o apoio emocional transmitido por outras pessoas que viveram uma experiência semelhante, podem ser fatores decisivos na recuperação física e emocional do laringectomizado. No seio da LPCC-Núcleo Regional do Sul, o MovApLar (Movimento de Apoio aos Laringectomizados) tem por missão dar assistência material, psicológica e acompanhamento no pré e no pós-operatório aos doentes oncológicos laringectomizados e familiares.


No MovApLar, estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Apoio emocional e partilha de experiência de Voluntários laringectomizados;
  • Disponibilização de folhetos e brochuras com informação relativa à doença e à recuperação;
  • Entrega de um cartão SOS de identificação do laringectomizado;
  • Oferta/Venda de material necessário ao doente oncológico;
  • Informação acerca da obtenção gratuita de material específico para laringectomizados;
  • Informação sobre os benefícios fiscais relativos à incapacidade pela doença;
  • Disponibilização de apoio psico-oncológico a doentes e familiares.

LIVRO “QUERO, LOGO FALO”

Como se sabe, a laringectomia total é uma intervenção muito traumatizante do ponto de vista psicológico. Além disso, é pouco conhecida fora do meio dos especialistas e, obviamente, dos doentes.
Após a operação, verifica-se com frequência uma tendência para um grande isolamento do laringectomizado, até mesmo em relação à família. Este facto levou-nos a pensar em recolher testemunhos de utentes do MovApLar, com vista a mostrar a pessoas que foram operadas recentemente ou que o vão ser no futuro – bem como aos seus familiares e amigos – que outras pessoas já passaram pelas mesmas dificuldades, sendo que a vida continua e deve continuar com uma muito razoável qualidade.
Entretanto o tempo foi passando, e os relatos de quem aderiu à ideia foram chegando em forma de testemunhos. Mas não queríamos fazer apenas uma coletânea de testemunhos; queríamos abordar esta problemática, tão pouco conhecida, numa perspetiva mais ampla. Para abordar com competência os diferentes aspetos técnicos envolvidos no processo, solicitámos a colaboração de quantos lidam de perto com os problemas da doença e dos doentes. O acolhimento e a adesão que recebemos foram imediatos o que resultou neste livro que agora partilhamos desta forma e esperamos seja útil.








Para visualizar o livro "Quero, Logo Falo" clique aqui.

Para visualização em dispositivos móveis, coloque o ecrã na horizontal. Caso utilize dispositivos móveis iOS (iPhone/iPad), clique no ecrã para iniciar o áudio da página




MANUAL PRÁTICO DO LARINGECTOMIZADO

Se foi, ou vai ser, submetido a uma Laringectomia este MANUAL procura informá-lo(a) e auxiliá-lo(a) na adaptação à sua nova condição de laringectomizado(a). Estar bem informado(a) vai ajudá-lo(a) a superar esta fase da sua vida. Para isso elaborámos este pequeno manual onde procuramos apresentar, por ordem cronológica, algumas informações que lhe podem ser úteis.

Para visualizar o Manual Prático do Laringectomizado clique aqui.

Para visualização em dispositivos móveis, coloque o ecrã na horizontal. Caso utilize dispositivos móveis iOS (iPhone/iPad), clique no ecrã para iniciar o áudio da página

Atendendo ao atual cenário de Pandemia pelo Coronavírus - COVID-19, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro suspendeu todas as atividades de voluntariado em ambiente hospitalar e reajustou alguns serviços de Apoio ao Doente e Família, como medida de contenção por forma a minimizar todos os riscos de contágio e propagação da doença devido à existência de perigo para a Saúde Pública.

O atendimento ao público e as instalações deste movimento continuam encerradas, no entanto o serviço de oferta de material técnico de apoio aos utentes, continua a ser assegurado através do envio via CTT. Envie o seu pedido por email para: sandra.lourenco@ligacontracancro.pt ou chamada telefónica/SMS para o Tel.: 910 009 825, indicando nome e morada completos.


Página Inicial
Apoios & Parcerias