Voltar

Manuela Pina

43 anos Mama, 2015, Doente
Em dezembro de 2015, uma semana depois do meu filho completar 2 anos, estava longe de imaginar que a minha vida iria dar uma volta de 180°.
Andava eu na azáfama normal de quem tem uma criança em casa e o João... Upa, upa. É uma mão cheia de energia. Depois de um domingo de passeios, correria, brincadeira e afins chega finalmente a hora de tentar acalmar...finalmente consegui deitá-lo na cama para vestir o pijama e ele ainda em clima de euforia tocou-me com o pé na mama direita. Esse foi o momento em que "o" senti pela primeira vez, parecia uma pedra mesmo por cima do mamilo.
Fui no dia seguinte à médica de família, três dias depois consegui, no Hospital Particular do Algarve, fazer uma mamografia e pronto... prenda de Natal: cancro de mama. Fiz cirurgia, quimioterapia e 34 sessões de radioterapia.
Terminei tudo no final de 2016.
Durante esse tempo nem pensei em mais nada senão ficar bem para poder acompanhar um pouco mais o meu filhote, agora com cinco anos.
O nascimento do João foi a minha primeira vitória nestas lutas contra a “natureza” (devido a uma trombofilia tive cinco abortos espontâneos antes da gravidez do João) .
E ironicamente, ou não, foi ele que fez com que a segunda batalha fosse menos complicada.
Energias positivas e esperança devem guiar o nosso caminho.
Por aqui, neste momento, está tudo controlado!
Voltar

Outros Testemunhos

  • Eu descobri que tinha um nódulo com características suspeitas na mama em novembro de 2006, tinha 25 anos. Na altura guardei segredo, porque...Mara Borges, 38 anos, Mama, 2007Ler mais
  • Eu tive cancro de mama. Quando soube, foi como se se abrisse um poço sem fundo, mas consegui com a força de amigos e família. Por isso, digo a quem tem...Graciete Santos, 38 anos, Mama, 2011Ler mais
  • E um dia tudo muda... Estudava para um teste de psicologia quando a minha mãe entrou em casa de olhos baixos, era qualquer coisa, não sabia bem, vieram as...Sandra Jorge, 34 anos, Mama, 1995Ler mais
  • Em outubro de 2008, estava grávida de 9 semanas, quando descobri uma massa anormal no peito. Confirmado o diagnóstico, após uma biópsia, fui...Natália Gomes, 37 anos, Mama, 2008Ler mais
  • Olá a todas as mulheres e até homens que possam estar a sofrer desta doença. A mim foi-me diagnosticado em setembro de 2009, a princípio não era nada....Lina Garcia, 35 anos, Mama, 2010Ler mais
  • Deixo aqui muita força a todos aqueles que estão a passar por esta experiência.anabela franco, 54 anos, Mama, 2009Ler mais
Apoios & Parcerias