Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo
Contra o cancro, todos contamNinguém consegue fazer tudo sozinho.
Faça parte desta equipa.
Inscreva-se como voluntário do peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro que decorre de 28/out. a 1/nov.
Contra o cancro, todos contam.
 
Informações

Todos Por Todos

ENQUADRAMENTO

“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa de voluntariado comunitário a decorrer em toda a Região Centro, entre abril e setembro de 2022.
O projeto tem por finalidade promover um despertar de consciências e efetiva cidadania local, em torno da luta contra o cancro. Constitui uma ação de grande abrangência geográfica e descentralizada em todos os concelhos da Região centro, promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC).
Na sua génese, a iniciativa tem como mote a promoção da união dos cidadãos na prevenção e no apoio ao doente oncológico, e o dinamismo das comunidades locais em torno desta causa. Nesse sentido, procura fomentar a adoção de estilos de vida saudável, por via da dinamização de diversas atividades com vista a melhorar a educação e o acesso à informação, promover a ação individual e coletiva na luta contra o cancro, capacitando as comunidades para a criação de dinâmicas na promoção destas ações.
Pretendendo um despertar de consciências, numa fase desejada de pós-pandemia, importa não esquecer todas as doenças que ficaram por diagnosticar (e que serão diagnosticas em fase não precoce), sobretudo o cancro. Nesse sentido a ação tem também como intuito consciencializar para a importância do diagnóstico precoce e a sua correspondência com as maiores taxas de cura.


COMUNIDADE EM AÇÃO

Os voluntários comunitários da LPCC.NRC são os agentes do desenvolvimento local da iniciativa “Todos Por Todos” na Região Centro, permitindo criar mecanismos e espaços que possibilitem o envolvimento ativo dos cidadãos e/ou comunidades locais inteiras no projeto “Todos Por Todos”. 
Através do fundamental contributo, e trabalho em rede, dos voluntários comunitários da LPCC.NRC, esta ação propiciará vivências que estimulam e potencializam a condição de escolher e decidir (sobre estilos de vida saudável). A participação ativa destes grupos de voluntariado comunitário, que atuam de forma coordenada e descentralizada, tem em vista a efetividade da ação da Liga na comunidade. O “Todos Por Todos” vem assim fortalecer a sua presença descentralizada da LPCC e dos seus voluntários nas comunidades em que estão inseridos.  


VALORES

Inclusão e capacitação– promover conhecimento, despertar, motivar, entusiasmar, reforçar sentidos de pertença (mobilizando as populações dos concelhos da Região Centro e os atores relevantes em comunidade);
Dinamismo – estimular a ação de base local e a participação ativa na criação de dinâmicas de promoção das atividades “Todos Por Todos”;
- Alegria, felicidade, jovialidade
 
Os eventos comunitários “Todos Por Todos” incluem, entre outros:
  • Caminhadas;
  • Ações de sensibilização;
  • Eventos culturais;
  • Atividades lúdicas;



Página Inicial
Apoios & Parcerias