Page 16 - LPCC-Quero Logo Falo
P. 16

MoVaPlar – QueM SoMoS e o Que fazeMoS                             15




                  •  O Movimento, mensalmente, oferece aos seus utentes compressas e
                     tráqueos. Também disponibiliza algum material a preço de custo;
                  •  Em 2016 foram atendidos 2177 utentes (mais de oito ‰ do que no ano
                     anterior), dos quais 157 eram novos. Fizeram­se 4366 ofertas de mate-
                     rial e venderam­se 6437 materiais diversos.
                  •  Contacto com Laringectomizados, familiares ou amigos, tão frequente-
                     mente quanto o desejarem, antes e depois da intervenção cirúrgica;
                  •  Visitas regulares e frequentes ao quinto piso do IPO de Lisboa, a fim
                     de acompanhar os doentes imediatamente após a intervenção, se o qui-
                     serem;
                  •  O magnífico e estreito contacto com o Corpo Clínico, e sobretudo com
                     a Enfermagem, é um elemento determinante que não pode deixar de
                     ser salientado;
                  •  De extrema relevância é também o contacto com as Terapeutas da Fala
                     que trabalham no IPO de Lisboa. Que com um espírito de missão trans-
                     cendem em muito o mero âmbito do seu dever profissional. Alertando-
                     -nos para os doentes a que devemos dar especiais atenção e assistência;
                  •  No momento em que têm alta, os doentes operados no IPO de Lisboa
                     e no Hospital Garcia de Orta, recebem um pequeno estojo de higiene
                     e limpeza, oferta do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Con-
                     tra o Cancro.
                  •  Nas primeiras terças­feiras de cada mês há uma reunião de convívio
                     com o objetivo de promover a troca de experiências entre os participan-
                     tes. O conhecimento e a troca dos pequenos «truques» para melhorar a
                     qualidade de vida dos companheiros, fruto da experiência adquirida,
                     são um contributo positivo e muito apreciado
                  •  Foi também estabelecido um protocolo com a GNR que permite que,
                     me diante uma simples ligação para um número de urgência (961 010
                     200), a chamada seja localizada e enviada a assistência, sem necessi-
                     dade de intervenção vocal.
                  •  O MovApLar tem ainda celebrado o Dia Mundial da Voz (a 16 de abril)
                     com várias iniciativas, como adiante referiremos, procurando reunir La-
                     ringectomizados e dar visibilidade ao Movimento;
                  •  Finalmente, cabe referir o «Almoço de Natal», no qual convivem os Vo-
                     luntários do MovApLar e alguns Laringectomizados, e que é sempre
                     muito animado e apreciado.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21