Introdução
As Segundas de Conversa, estrearam-se em janeiro de 2020. Nasceram com o objetivo de abordar várias temáticas e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro.
Esta iniciativa pretende, na sua génese, aumentar a literacia em saúde bem como promover a discussão informal e participada em sessões com a comunidade não especialista.
Entre 2020 e 2021, as primeiras sessões tiveram lugar nas instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Sul, em Lisboa, sendo a grande maioria realizada através de uma plataforma online. As 22 sessões realizadas contaram com a participação de convidados especialistas e reconhecidos em Portugal.
O novo formato estreado em 2022 manteve a essência das Segundas de Conversa, mas apresentado num novo modelo ao nível da edição de conteúdos (mais ao estilo “conversa/entrevista” e não como “aula/webinar”) e ao nível dos meios de captação e transmissão de imagem e som (com qualidade televisiva).
Meios de transmissão
1ª temporada
Live Streaming - Facebook
Para chegar a um público cada vez mais vasto, o programa foi transmitido em direto no Facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com possibilidade da audiência interagir em direto para colocar as suas dúvidas, em locais de destaque e interesse público (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Observatório Astronómico de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento).
Podcast áudio – TSF Online
Através da parceria iniciada com a TSF, os seguidores da LPCC e da estação de rádio passaram a ter oportunidade de ouvir pela primeira vez ou voltar a ouvir o episódio e acompanhar a série Segundas de Conversa na TSF online, uma semana após a transmissão ao vivo no FB, ficando o programa disponível em podcast. Este formato manteve-se na 2ª temporada.
Programa televisivo
A partir do ep. 2 da 2ª temporada as Segundas de Conversa passaram a ser transmitidas num canal mais abrangente, o televisivo. O Canal Saúde+ permitiu, assim, uma projeção ainda maior, elevando os conteúdos transmitidos devido aos meios técnicos disponibilizados e impacto do canal, na área da saúde.