App sobre HPV e Cancro do Colo do Útero
A transmissão do HPV é muito fácil e frequente e é feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele com pele, estimando-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida.
HPV é a sigla de Papilomavírus Humano (vem do inglês Human Papillomavirus). Na designação de HPV cabem mais de 100 serotipos/tipos de HPV, 40 dos quais com transmissão preferencial por contacto sexual. Estes 40 serotipos podem ainda ser divididos em HPV de Alto Risco e HPV de Baixo Risco. Infetam a região genital, onde têm a capacidade de causar infeções persistentes, e podem originar condilomas e vários tipos de cancro, no homem e na mulher.
No caso do cancro do colo do útero, o HPV é o principal agente etiológico, estando na origem de praticamente 100% dos casos.
Só a vacinação contra o HPV permite uma proteção eficaz contra os tipos de HPV incluídos na vacina. No caso do cancro do colo do útero, para além da vacinação, existe outra forma de prevenção: o rastreio.
Conjugando conteúdos transversais, com informação segmentada, esta App pretende responder às necessidades informativas de diferentes grupos (adolescente, mulher jovem, mulher e homem). Apesar de destinada à população em geral, esta aplicação atende a critérios de acessibilidade específicos para a pessoa cega ou com baixa visão.
O desenvolvimento da App sobre HPV e cancro do colo do útero contou com o apoio da MSD, com o apoio científico da Federação das Sociedades Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) e com a validação técnica da Associação dos Cegos Amblíopes de Portugal (ACAPO).
A presente App está disponível em versão Android e IOS.