Clipping

Voltar

Figuras públicas associam-se à LPCC para assinalar Dia Mundial do Cancro

03 de Fevereiro 2025
A apresentadora Bárbara Guimarães, os atores Sofia Ribeiro e Gonçalo Dinis, a radialista Joana Cruz e a influencer Tia Cátia associaram-se à campanha promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no seu site e redes sociais que, sob o lema ‘Unidos Por Cada Um’ (United by Unique) assinala amanhã o Dia Mundial do Cancro.

Doentes, familiares, cuidadores, amigos, vizinhos, profissionais e investigadores em oncologia são também convidados pela LPCC a participar neste movimento global, criado pela União Internacional de Controlo do Cancro, que incita à mudança de paradigma no tratamento do cancro em todo o mundo, priorizando a singularidade da experiência de cada um na prevenção, no diagnóstico e também no tratamento.

“No dia 4 de fevereiro, pedimos a quem tenha vivido de perto com o cancro como doente, sobrevivente, familiar ou amigo que partilhe a sua experiência. Porque as histórias não servem apenas de inspiração, elas servem também para unir e aumentar a compreensão sobre a doença. E, se uma história é inspiradora, muitas podem mudar o mundo,” afirmou Pedro Dias, diretor de Comunicação e Imagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A campanha global do Dia Mundial do Cancro 2025-2027 vem reforçar a importância de colocar as pessoas no centro dos sistemas de saúde e de percecionar cada experiência com o cancro como única, evidenciando as necessidades específicas de cada doente que tem também uma história única para contar. Contudo, exorta, em simultâneo, à união global dos doentes oncológicos para a implementação de políticas de saúde mais eficazes e que resultem em maior longevidade e qualidade de vida.

O Dia Mundial do Cancro é uma efeméride instituída pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é full member desde 1983. A sua criação, em 2000, teve como objetivo sensibilizar a população para a doença, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.

Para assistir ao filme da campanha, clique aqui.
Por Briefing a 04 de Fevereiro 2025

Voltar
Apoios & Parcerias