“Cuidar de Mim": Intervenções em grupo para doentes oncológicos e familiares
Apresentação
Baseia-se na realização de sessões em grupo, nas quais se abordam diferentes aspetos da vivência de uma doença oncológica. Tem por objetivo a melhoria do bem-estar psicossocial e da qualidade de vida através da partilha de experiências entre pares e aprendizagem de estratégias para lidar com a doença.
O programa está disponivel em duas modalidades: Grupos psicoeducativos* e Grupo de partilha**
Todas as sessões (presenciais ou online) decorrem sob a orientação de psicólogos da Unidade de Psico-Oncologia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC).
Estes grupos estão atualmente disponíveis para mulheres com cancro da mama. Contudo, aceitam-se inscrições de pessoas com outros tipos de cancro e/ou familiares/cuidadores, tendo em vista a constituição de grupos futuros.
Grupos psicoeducativos*
- Destinatários: mulheres com cancro da mama não metastático, até 18 meses após o diagnóstico
- Número de participantes: 6 a 10
- Duração: 8 sessões semanais, de 90 minutos
- Modalidade: online ou presencial
- Datas e horários: a definir
Grupo de partilha**
- Destinatários: mulheres com cancro da mama em qualquer fase da doença
- Número de participantes: até 20
- Duração: sessões mensais, de 90 minutos
- Modalidade: online
- Datas e horários: a definir
Condições necessárias à participação
- Ter recebido um diagnóstico de cancro da mama
- Submeter-se a uma entrevista de seleção, na qual se avaliará, entre outros aspetos, critérios de admissão, condições de participação e aspetos motivacionais
- Assinar um termo de consentimento informado e de compromisso com o Grupo
Eficácia das intervenções em grupo
Ao longo dos anos, vários estudos têm validado a eficácia das intervenções psicológicas de grupo na redução do sofrimento emocional associado ao cancro e no desenvolvimento e/ou aquisição de estratégias para lidar com a doença. O envolvimento grupal e a partilha de experiências entre pessoas em contextos de vida similares, são os aspetos basilares da eficácia das intervenções de grupo.
As intervenções de grupo com doentes oncológicos baseadas no modelo cognitivo-comportamental, subjacente ao presente programa, têm revelado especial eficácia na redução de sintomas psicopatológicos, aquisição de estratégias de coping e melhoria do bem-estar subjetivo, em muitos casos superior à intervenção individual. Além disso, as terapias de 3ª geração, entre as quais o Mindfulness, têm evidenciado efeitos positivos na redução de estados de ansiedade, tristeza, dor, sensações de medo e preocupação, permitindo estabelecer uma nova relação com estes estados emocionais, sendo altamente recomendadas.
(no caso de não seleção, serão oferecidas outras alternativas de intervenção, nomeadamente a consulta de Psico-Oncologia individual)