Dia Mundial do Cancro



O que é o Dia Mundial do Cancro?

O Dia Mundial do Cancro é uma efeméride internacional celebrada anualmente a 4 de fevereiro. Visa aumentar a consciencialização relativamente ao cancro, e encorajar a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.

É promovido pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), a maior e mais antiga Organização de luta contra o cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é full member, desde 1983.  

Criado em 2000, o Dia Mundial do Cancro pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública atuais. Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro.

Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro, são o foco deste dia. É urgente divulgar a mensagem e proporcionar um acesso equitativo a tratamentos e cuidados de saúde. ​  





Porquê assinalar este dia? 

 É urgente travar esta tendência. Mais ainda, quando mais de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido, e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. 

Ao implementar estratégias apropriadas, incluindo vacinação, programas de deteção precoce e tratamento atempado, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.  Apesar da expressividade dos números, é necessário não esquecer as pessoas e a sua jornada.

Muitas vivem com cancro e não se sentem ouvidas, vistas ou compreendidas. Podem, ainda, sentir-se sem representatividade ou poder de decisão num momento das suas vidas em que têm de lidar com o impacto emocional do diagnóstico, tratamento ou recuperação.  
 
Colocar as pessoas no centro dos cuidados prestados, abrangendo as diferenças individuais, e assegurando que cada uma é vista como é, e tem acesso aos cuidados de que realmente necessita, representa uma oportunidade única para reescrever a forma como se pensa e se trata o cancro e o doente oncológico. 

Neste Dia Mundial do Cancro, vamos explorar novas maneiras de fazer a diferença ao reconhecer que o cancro afeta cada indivíduo de forma única e que o cuidado personalizado é essencial para um tratamento e suporte eficazes. 


No dia 4 de Fevereiro, estamos UNIDOS POR CADA UM.

O mote "Unidos Por Cada Um" enfatiza a importância dos cuidados personalizados e centrados nas pessoas, destacando histórias e experiências indviduais, para fomentar uma abordagem compassiva, mas eficaz, em que os sistemas de saúde consideram as circunstâncias únicas de cada pessoa. Ou seja, tratando a pessoa, e não a doença

Cada doente tem necessidades, perspetivas e histórias únicas, mas no dia 4 de fevereiro todas as pessoas tocadas pelo cancro estarão unidas pelo mesmo desejo de diminuir o impacto do cancro, de o ver tratado com sucesso e com melhores perspetivas qualidade de vida futura
 


Dia Mundial do Cancro: Triénio 2025- 2027

​"Em 2025: Conte a sua história"

O cancro vai muito além do diagnóstico médico. É uma experiência profundamente pessoal, moldada pelas diferenças físicas, emocionais e contextuais - é único para todos os envolvidos. Mas é justamente destas diferenças que emerge um ponto em comum: a melhor forma de lidar com esta doença é colocar as pessoas no centro das decisões, dos cuidados e do apoio, para garantir que cada pessoa afetada recebe os cuidados e o suporte necessários.

Neste Dia Mundial do Cancro, contamos com o contributo de todos – doentes, familiares, cuidadores, amigos, vizinhos, profissionais, investigadores, advocates – e convidamos pessoas de todas as esferas a partilhar a sua experiência com o cancro, promovendo uma cultura de compreensão, empatia e solidariedade.

De alguém a viver com cancro, aos seus familiares e cuidadores, passando pelos profissionais de saúde, ou os defensores dos direitos dos doentes oncológicos,pretende-se ilustrar os desafios únicos de cada pessoa com o cancro e construir uma coleção de vozes e um senso de comunidade e propósito partilhados entre todas as pessoas afetadas pelo cancro.  


Ao partilhar histórias individuais, podemos: 


Aumentar a Consciencialização
A partilha de histórias pessoais e familiares promove a compreensão e empatia dentro das comunidades e pode fomentar comportamentos mais responsáveis. 

Combater Estigmas
Normalizar conversas sobre cancro, desafiar conceções erradas e reduzir os medos e preconceitos a ele associados é possível quando se fala abertamente. 

Inspirar Ação Individual e Coletiva 
Embora a campanha celebre experiências individuais, ela destaca a importância da unidade na luta contra o cancro. A ação coletiva pode amplificar o impacto desta mensagem: esforços individuais e coletivos podem fazer uma diferença efetiva!



Página Inicial
Apoios & Parcerias