
De 1 a 5 de novembro de 2023, junte-se a nós.Saiba mais...
Tratamento
O Tratamento do Linfoma Não Hodgkin
Muitas pessoas com Linfoma não Hodgkin, querem saber toda a informação possível sobre a sua doença e métodos de tratamento; querem participar nas decisões relativas ao seu estado de saúde e cuidados médicos de que necessitam. Saber mais acerca da doença, ajuda a colaborar e reagir positivamente.
O choque e o stress que se seguem a um diagnóstico de Linfoma não Hodgkin, podem tornar difícil pensar em todas as perguntas e dúvidas que quer esclarecer com o médico. Muitas vezes, é útil elaborar, antes da consulta, uma lista das perguntas a colocar ao médico.
O médico pode aconselhar a consulta com um médico especialista. O Linfoma não Hodgkin pode ser tratado por diferentes especialistas, como sejam: hematologista, oncologista e radioterapeuta. Pode ter um médico especialista diferente, para cada tipo de tratamento que vá fazer.
O tratamento começa, geralmente, poucas semanas após o diagnóstico de cancro. Regra geral, tem tempo para falar com o médico sobre as opções de tratamento e, se considerar necessário, ouvir uma segunda opinião, para saber mais acerca do seu cancro, antes de tomar qualquer decisão sobre o tratamento.
Não precisa de fazer todas as perguntas de uma vez; terá outras oportunidades, para pedir ao médico que explique a informação que não ficou clara, e pedir esclarecimentos adicionais.
Ouvir uma segunda Opinião
Antes de começar o tratamento, pode querer ouvir uma segunda opinião, acerca do diagnóstico e das opções de tratamento. O plano de tratamentos varia com o tipo de linfoma. Poderá precisar de algum tempo e esforço adicional, para juntar todos os registos médicos (exames imagiológicos, lâminas da biópsia , relatório patológico e plano de tratamentos proposto) e marcar uma consulta com outro médico. Em geral, mesmo que demore algumas semanas, até ouvir uma segunda opinião, o tratamento não se torna menos eficaz. No entanto, há situações em que é necessário fazer tratamento imediato; é importante referir este possível atraso ao médico.
Nos centros de oncologia, trabalham, muitas vezes, vários médicos especialistas juntos, formando uma equipa multidisciplinar.
Preparação para o Tratamento
A escolha do tratamento depende de vários factores, incluindo:
- Tipo de Linfoma não Hodgkin (EX. linfoma folicular).
- Estadio do linfoma.
- Velocidade de crescimento do linfoma, ou seja, se é um linfoma indolente ou agressivo.
- Idade.
- Outros problemas de saúde.
O médico é a pessoa indicada para lhe dar toda a informação relacionada com a escolha dos tratamentos, possíveis efeitos secundários e resultados esperados (com o tratamento). Cada pessoa deverá desenvolver, com o médico, um plano de tratamento que seja compatível, dentro do possível, com as necessidades, valores pessoais e estilo de vida dessa pessoa.
Antes de iniciar o tratamento, poderá querer colocar algumas questões ao médico:
- Qual é o estadio da minha doença?
- Quais são as minhas escolhas de tratamento? Qual me recomenda?
- Quais são os benefícios esperados de cada tipo de tratamento? Como saberemos se o tratamento está a resultar? Que testes serão usados para verificar a sua eficácia? Com que frequência farei esses testes?
- Quanto tempo demorará o tratamento?
- Terei que ficar internado(a) no hospital?
- Como irá o tratamento afectar as minhas actividades normais?
- Que poderei fazer para cuidar de mim, durante o tratamento?
- Quanto deverá custar o tratamento? O meu seguro cobrirá este tratamento?
- Com que frequência terei de fazer exames?
- Será que participar num ensaio clínico (estudo de investigação) seria adequado para mim?