Notícias

Voltar

10 anos de Psico-Oncologia da LPCC assinalados em Coimbra

29 de Novembro 2019
10 anos de Psico-Oncologia da LPCC assinalados em Coimbra
Com cobertura descentralizada, as Unidades de Psico-Oncologia da LPCC realizaram mais de 45.000 consultas, a aproximadamente 7.500 utentes. Finda a primeira década de funcionamento, a LPCC quer fazer um balanço do trabalho desenvolvido e promover uma reflexão sobre estado atual da Psico-Oncologia.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala 10 anos da constituição das suas Unidades de Psico-Oncologia, no próximo dia 29 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra. "Refletir o presente, perspetivar o futuro" é o mote da iniciativa. O painel de debate conta com a presença de representantes da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia, da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da LPCC.
A sessão de abertura tem início às 10h30, seguindo-se às 11h00 um balanço dos 10 anos das unidades de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Pelas 11h30 decorre a mesa redonda dedicada ao tema “Psico-Oncologia em Portugal: refletir o presente, perspetivar o futuro”, com a participação da Dra. Susana Sousa Almeida, da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia e do Professor Doutor Eduardo Carqueja, da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A moderação ficará a cargo da Dra. Natália Amaral e Dr. António Reis Marques, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Com uma incidência estimada em 2018 de, aproximadamente, 58.000 novos casos, e uma mortalidade cerca de 29.000 mil portugueses (GLOBOCAN, 2019), o cancro é um importante problema de saúde pública. Apesar destes números, o número de sobreviventes de cancro tem vindo a aumentar, o que não deixa de acarretar inúmeros desafios para doentes, cuidadores, profissionais de saúde e sociedade em geral.
Procurando colmatar as grandes falhas na disponibilização de apoio psicológico ao doente oncológico e família em Portugal, a LPCC empreendeu, a partir de 2009, a criação de Unidades de Psico-Oncologia com cobertura descentralizada a nível nacional.  Dar resposta atempada e de proximidade ao crescente número de doentes e famílias que manifestam dificuldades prementes na obtenção deste tipo de apoio e/ou que de todo não o conseguem obter, por incapacidade de resposta da grande maioria das unidades hospitalares, é um dos grandes objetivos destas Unidades.
Nestes 10 anos foram realizadas mais de 45.000 consultas, a aproximadamente 7.500 utentes, entre doentes oncológicos, familiares e cuidadores e profissionais de saúde. Salienta-se, ainda, o esforço de proximidade ao doente, através da descentralização destas Unidades a 45 concelhos do nosso país, com um corpo de psicólogos clínicos com formação em oncologia.
Finda a primeira década de funcionamento, a LPCC quer fazer um balanço do trabalho desenvolvido e perceber o seu contributo neste domínio, bem como promover uma reflexão sobre estado atual da Psico-Oncologia no nosso país, que permita traçar algumas pistas para o percurso futuro.
Mais informações disponíveis através dos contactos psico-oncologia.nrc@ligacontracancro.pt ou 239 487 490.
 
19 de Novembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias