Notícias
Voltar
4ª Edição do projeto educativo “Heróis do Sol Saudável” arrancou dia 8 de maio nas escolas com roadshow nacional
A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação, apresentaram esta segunda-feira, dia 8 de maio, na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira em Lisboa, a 4ª edição do projeto “Heróis do Sol Saudável”.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação, apresentaram esta segunda-feira, dia 8 de maio, na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira em Lisboa, a 4ª edição do projeto “Heróis do Sol Saudável”. O objetivo prioritário do projeto é a sensibilização para um comportamento responsável ao sol, junto de mais de meio milhão de crianças do 1.º ciclo do ensino básico, de escolas públicas e privadas, de todo o país.
Nas edições anteriores, o projeto era designado como ‘Hora do Sol Saudável’, mas, após quatro anos de sucesso desta iniciativa, espera-se que as crianças já sejam os grandes embaixadores desta causa da prevenção solar e os verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável’. Pela primeira vez, o projeto conta com uma semana inteiramente dedicada ao sol saudável, onde será realizado um roadshow nacional com diversas ações educativas desenvolvidas pelos vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alertando crianças e, através delas, professores e educadores para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Durante o roadshow, que visitará escolas de norte a sul do país, e que terá lugar na semana de 8 a 12 de maio, serão, igualmente, distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, vão também estar disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.
No lançamento da 4ª edição do projeto, estiveram presentes Laurinda Ladeiras, da Direção Geral de Educação, Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Inês Caldeira, Country Manager da L´Oréal Portugal, que apresentaram a iniciativa e os seus objetivos para esta edição. Aproveitando o momento, foi efetuada uma atividade lúdico-pedagógica, juntamente com as crianças desta escola, o jogo dos ‘Heróis do Sol Saudável’ como marco simbólico desta causa. O evento contou, também, com a presença dos apresentadores Rita Ferro Rodrigues e Daniel Oliveira, embaixadores do projeto este ano.
“Desde a primeira edição que trabalhamos em conjunto neste projeto com a LPCC e a Garnier Ambre Solaire, por considerarmos que este projeto tem um caráter pedagógico muito forte, com mensagens que sensibilizam para a mudança de hábitos. A DGE faz um balanço muito positivo na sua associação à iniciativa, pois todos os anos conseguiram-se cumprir os objetivos pedagógicos propostos”, afirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.
Anualmente, em Portugal, surgem cerca de 10.000 novos casos de cancro de pele. De acordo com a OMS, 70% dos casos de cancro de pele poderiam ser evitados caso houvesse uma mudança no comportamento e hábitos de exposição ao sol. Perante este número, Vítor Veloso, Presidente da LPCC, refere que “ainda há um longo caminho a percorrer para que o número de casos de cancro de pele comece a diminuir. Sabendo que Portugal é um dos países com maior exposição solar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apostado continuamente em ações de prevenção primária. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar a população e tentamos envolver, cada vez mais, os mais novos, para que estes cresçam com hábitos saudáveis”.
O projeto teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças em idade escolar e que frequentam o 1º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável feito em Portugal.
“Garnier Ambre Solaire quer ser uma referência na proteção solar. Por isso, há 17 anos que trabalhamos em parceria com a LPCC com o mesmo objetivo, educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol. Juntos queremos levar esta causa ao maior número de escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças, entre os 6 e os 10 anos, adotem bons hábitos desde cedo no que toca à proteção solar. Além disso, acreditamos que as crianças têm um poder único de transmitir esta mensagem educativa aos adultos, pois, em Portugal, existem ainda muitos comportamentos errados face à exposição solar”, declara Margarida Condado, Diretora de Marketing da L´Oréal Portugal, responsável pela Garnier Ambre Solaire, uma marca que tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos que ajudam a proteger a pele dos malefícios da exposição solar.
Nas edições anteriores, o projeto era designado como ‘Hora do Sol Saudável’, mas, após quatro anos de sucesso desta iniciativa, espera-se que as crianças já sejam os grandes embaixadores desta causa da prevenção solar e os verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável’. Pela primeira vez, o projeto conta com uma semana inteiramente dedicada ao sol saudável, onde será realizado um roadshow nacional com diversas ações educativas desenvolvidas pelos vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alertando crianças e, através delas, professores e educadores para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Durante o roadshow, que visitará escolas de norte a sul do país, e que terá lugar na semana de 8 a 12 de maio, serão, igualmente, distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, vão também estar disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.
No lançamento da 4ª edição do projeto, estiveram presentes Laurinda Ladeiras, da Direção Geral de Educação, Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Inês Caldeira, Country Manager da L´Oréal Portugal, que apresentaram a iniciativa e os seus objetivos para esta edição. Aproveitando o momento, foi efetuada uma atividade lúdico-pedagógica, juntamente com as crianças desta escola, o jogo dos ‘Heróis do Sol Saudável’ como marco simbólico desta causa. O evento contou, também, com a presença dos apresentadores Rita Ferro Rodrigues e Daniel Oliveira, embaixadores do projeto este ano.
“Desde a primeira edição que trabalhamos em conjunto neste projeto com a LPCC e a Garnier Ambre Solaire, por considerarmos que este projeto tem um caráter pedagógico muito forte, com mensagens que sensibilizam para a mudança de hábitos. A DGE faz um balanço muito positivo na sua associação à iniciativa, pois todos os anos conseguiram-se cumprir os objetivos pedagógicos propostos”, afirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.
Anualmente, em Portugal, surgem cerca de 10.000 novos casos de cancro de pele. De acordo com a OMS, 70% dos casos de cancro de pele poderiam ser evitados caso houvesse uma mudança no comportamento e hábitos de exposição ao sol. Perante este número, Vítor Veloso, Presidente da LPCC, refere que “ainda há um longo caminho a percorrer para que o número de casos de cancro de pele comece a diminuir. Sabendo que Portugal é um dos países com maior exposição solar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apostado continuamente em ações de prevenção primária. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar a população e tentamos envolver, cada vez mais, os mais novos, para que estes cresçam com hábitos saudáveis”.
O projeto teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças em idade escolar e que frequentam o 1º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável feito em Portugal.
“Garnier Ambre Solaire quer ser uma referência na proteção solar. Por isso, há 17 anos que trabalhamos em parceria com a LPCC com o mesmo objetivo, educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol. Juntos queremos levar esta causa ao maior número de escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças, entre os 6 e os 10 anos, adotem bons hábitos desde cedo no que toca à proteção solar. Além disso, acreditamos que as crianças têm um poder único de transmitir esta mensagem educativa aos adultos, pois, em Portugal, existem ainda muitos comportamentos errados face à exposição solar”, declara Margarida Condado, Diretora de Marketing da L´Oréal Portugal, responsável pela Garnier Ambre Solaire, uma marca que tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos que ajudam a proteger a pele dos malefícios da exposição solar.
Sugestões
-
CTT dedicam coleção de selos personalizados à importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos EUA com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a... Ler notícia -
Liga Portuguesa Contra o Cancro congratula-se com alargamento da faixa etária do rastreio do cancro da mama
Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia o grupo etário entre os 50 e os 69 anos. O Presidente da LPCC, Vitor Veloso, afirma-se muito satisfeito com este passo em frente na luta contra o cancro. “Congratulamo-nos por Portugal priorizar a prevenção e a deteção... Ler notícia -
El Corte Inglés ‘veste-se’ de rosa e une-se à luta contra o Cancro da Mama
18 de Outubro 2023A partir desta terça-feira, 16 de outubro, e até dia 31, as lojas físicas e online, apresentam dezenas de produtos cujas vendas revertem com 1€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).Por cada artigo vendido, dentro de uma seleção nas áreas de Moda, Acessórios de Moda, Sapataria,... Ler notícia -
20 anos do Um Dia Pela Vida (UDPV) em Portugal
12 de Outubro 2024A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) celebrou, hoje, pelas 17h00, no Pavilhão Multiusos de Coruche, 20 anos de “Um Dia Pela Vida” (UDPV).A cerimónia conta com a participação do Presidente da Câmara de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira, e vai homenagear as fundadoras do projeto: Manuela... Ler notícia -
Sever do Vouga: XXVI "Mercadinho da Liga" a 12 de outubro
12 de Outubro 2024A iniciativa, que já vai na 26.ª edição, é organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Sever do Vouga da LPCC, e decorrerá a partir das 8h00, no Jardim do Largo.Haverá, neste Mercadinho, uma grande variedade de produtos, desde hortícolas, frutos e ferramentas a artigos em... Ler notícia -
Humanização da Saúde: um Caminho Para um Sistema mais Sustentável
O evento decorrerá no próximo dia 31 de outubro de 2024, a partir das 14h00, no Auditório da PLMJ, em Lisboa.A Plataforma Saúde em Diálogo pretende, com esta Conferência, promover uma reflexão entre os órgãos de decisão, profissionais de saúde,... Ler notícia