Notícias

Voltar

Abertas candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia do Núcleo do Centro da LPCC

Abertas candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia do Núcleo do Centro da LPCC
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) abre, a partir de hoje (6 de fevereiro), o processo de candidaturas para seis Bolsas de Investigação em Oncologia: quatro Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO; uma Dr. Rocha Alves e uma Bolsa Dr. Dário Cruz.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) abre, a partir de hoje (6 de fevereiro), o processo de candidaturas para seis Bolsas de Investigação em Oncologia. O NRC.LPCC dispõe de 60 mil euros para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro e, por isso, este ano atribui seis bolsas (10 mil euros para cada uma): quatro Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO; uma Dr. Rocha Alves e uma Bolsa Dr. Dário Cruz.

Na cerimónia de lançamento das Bolsas de Investigação, realizada hoje (6), a Coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) salientou a importância da colaboração do NRC.LPCC, sublinhando, nomeadamente, que “o apoio da LPCC tem sido muito importante nos últimos três anos, o que permitiu à equipa da CIMAGO produzir 596 artigos científicos, uma média de 200 artigos por ano”. A professora Isabel Carreira aproveitou para homenagear o professor Carlos de Oliveira, antigo presidente do NRC.LPCC: “foi por ideia dele que o CIMAGO se iniciou e por sua vontade que continuou, se o CIMAGO existe é devido a ele e se está bem é porque ele construiu alicerces sólidos”, salientando que é fulcral “dinamizar a investigação para encontrar respostas para ajudar os clínicos a ajudar os doentes”.

José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO (Associação de apoio ao CIMAGO) também esteve presente na cerimónia, congratulando-se pelo apoio do NRC.LPCC para a continuidade do trabalho de investigação em oncologia deste centro, reforçando que o seu apoio foi, “nos períodos de maior apreensão, como a crise económica e a pandemia, um porto-seguro”.

Já à margem da sessão, em declarações aos Jornalistas, o professor Vítor Rodrigues, presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro, reforçou a importância deste apoio, lembrando que “antes de nós houve outros que permitiram a abertura de caminhos para que agora pudessem ser percorridos”, acrescentando que é importante as pessoas saberem para “onde vai” o dinheiro que doam: “a LPCC não tem dinheiro, recebe-o e tem de o gerir, sendo que a atribuição de Bolsas faz parte dessa gestão. Um euro doado por cada pessoa pode não dar para muito, mas tudo junto poderá salvar vidas”.

Relembre-se que as Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2023 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). Podem candidatar-se a estas Bolsas todos os investigadores licenciados e/ou com grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.

Já a Bolsa Dr. Rocha Alves abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro. Podem concorrer a esta Bolsa todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC:  Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca).

A Bolsa Dr. Dário Cruz destina-se a equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC.

As candidaturas para as Bolsas de Investigação em Oncologia 2023/2024 do NRC.LPCC estão abertas a partir de hoje (6) e até dia 31 de março de 2023 e a apreciação dos projetos pelo Júri das Bolsas de Investigação será feita de 1 de abril a 12 de maio de 2023. Posteriormente, a comunicação dos resultados e assinatura dos contratos de concessão de Bolsa será de 15 a 31 de maio e, por fim, a 1 de junho dar-se-á início às Bolsas de Investigação. 
O formulário de candidatura e respetivos regulamentos estão disponíveis em http://bit.ly/2JxvhZ2.
 
06 de Março 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias