Notícias

Voltar

ALARGAMENTO DO RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

ALARGAMENTO DO RASTREIO DO CANCRO DA MAMA
Rastreio Gratuito nos Distritos de Lisboa e Setúbal
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a ARSLVT, anuncia o alargamento do rastreio gratuito do Cancro da Mama aos Distritos de Lisboa e de Setúbal, cujo arranque aconteceu no Dia Mundial do Cancro, em 2021.

Já no 3º ano após este alargamento, o rastreio que se dirige a mulheres dos 50 aos 69 anos, realiza-se nos concelhos dos distritos acima referidos, nas Unidades Móveis da LPCC que vão sendo colocadas numa ou em várias freguesias, com um horário alargado, de segunda a sexta-feira, das 09h às 13h, e das 14h às 17h30, de modo a abranger o maior número possível de utentes.

Ao comparecer, as mulheres podem contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se detetado a tempo. #lpcc #LigaContraCancro #rastreiocancrodamama #cancrodamama #arslvt 

Sobre o alargamento
Após profícuas negociações, o Núcleo Regional do Sul da LPCC congratula-se do resultado alcançado que conferiu a equidade no acesso gratuito ao rastreio às mulheres portuguesas ao conseguir uma cobertura geográfica de 100% em território nacional, a que se propõe, num período de dois anos.
Com este alargamento são mais 400 mil mulheres que poderão fazer o rastreio a partir de fevereiro de 2021, totalizando 600 mil mulheres a convidar no total dos concelhos da região sul, até 2023.
 
 Sobre o rastreio
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.
 
De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado. A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio.

Conheça neste filme, a experiência da Judite, uma das nossas utentes e saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/

 

 
Por Núcleo Regional do Sul a 17 de Agosto 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias