Notícias

Voltar

Anunciadas mais quatro Bolsas de Investigação em Oncologia

31 de Janeiro 2019
Anunciadas mais quatro Bolsas de Investigação em Oncologia
Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro atribui cerca de 60 mil euros em bolsas para estudar cancro
A iniciativa atribui bolsas no valor de 40 mil euros aos melhores projetos de investigação. Três destas bolsas foram atribuídas no âmbito de uma parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e a quarta é a Bolsa Dr. Rocha Alves. Em ambos os casos, foi atribuída a verba adicional, de cinco mil euros cada, para efeitos de apoio laboratorial. No total, o apoio atribuído soma 60 mil euros para a investigação em oncologia. 
As Bolsas de Investigação em Oncologia LPCC.NRC/CIMAGO 2018 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da Oncologia, que se insira nas atividades de investigação do CIMAGO. Por sua vez, a Bolsa Dr. Rocha Alves, criada com o intuito de homenagear o médico que dedicou a sua vida profissional à luta contra o cancro, abrange investigadores com projeto de investigação em Oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região centro.
De acordo com Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC, o apoio financeiro à investigação científica em Oncologia é fundamental, sendo um dos pilares do progresso das sociedades atuais. Reconhecendo que há que "retribuir à sociedade o apoio que esta tem dado”, Vítor Rodrigues salientou que o dinheiro deste projeto “não é da Liga, é da sociedade”.
Já Isabel Carreira, coordenadora do CIMAGO, salientou durante a Cerimónia de Assinatura dos Contratos de Concessão de Bolsas, que o apoio da Liga tem permitido “um salto qualitativo” no centro, que continuará o seu interesse em apoiar investigação translacional e a investigação clínica.
Cada projeto recebe uma bolsa de 9960 euros (830 euros por mês) e a verba adicional de 5 mil euros para apoio laboratorial. Três das bolsas foram atribuídas no âmbito da parceria com o CIMAGO. A trabalhar na caraterização genética dos pacientes com gamopatias monoclonais, sob a orientação de Ilda Ribeiro, Alexandra Oliveira foi uma das premiadas. Também Beatriz Lapa, orientada por Ana Gonçalves, recebeu uma bolsa para continuar a desenvolver uma investigação na área do síndrome mielodisplásico. A investigadora Judy Paulo, que está a estudar o cancro gástrico e do colon, sob orientação de Nascimento Costa, foi outra das premiadas.  Ao investigador Ricardo Martins foi atribuída a bolsa Dr. Rocha Alves, igualmente suportada pela LPCC.NRC, no âmbito do trabalho que está a efetuar na área do cancro do fígado, sob orientação de Guilherme Tralhão.
Duarte Nuno Vieira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destacou “o apoio absolutamente essencial para a atividade da CIMAGO” e “o papel fundamental para “a melhoria do conhecimento” que a LPCC tem desempenhado.  José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO, reforçou este papel salientando que muitas das investigações desenvolvidas “permitiram resultados demonstráveis”.
Até ao presente, o Núcleo Regional do Centro atribuiu 15 bolsas LPCC.NRC/CIMAGO e 4 Bolsas Rocha Alves, o que se resume em mais de 200 mil euros para investigações na área Oncológica.  
 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Março 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias