Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Anunciadas mais quatro Bolsas de Investigação em Oncologia

31 de Janeiro 2019
Anunciadas mais quatro Bolsas de Investigação em Oncologia
Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro atribui cerca de 60 mil euros em bolsas para estudar cancro
A iniciativa atribui bolsas no valor de 40 mil euros aos melhores projetos de investigação. Três destas bolsas foram atribuídas no âmbito de uma parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e a quarta é a Bolsa Dr. Rocha Alves. Em ambos os casos, foi atribuída a verba adicional, de cinco mil euros cada, para efeitos de apoio laboratorial. No total, o apoio atribuído soma 60 mil euros para a investigação em oncologia. 
As Bolsas de Investigação em Oncologia LPCC.NRC/CIMAGO 2018 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da Oncologia, que se insira nas atividades de investigação do CIMAGO. Por sua vez, a Bolsa Dr. Rocha Alves, criada com o intuito de homenagear o médico que dedicou a sua vida profissional à luta contra o cancro, abrange investigadores com projeto de investigação em Oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região centro.
De acordo com Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC, o apoio financeiro à investigação científica em Oncologia é fundamental, sendo um dos pilares do progresso das sociedades atuais. Reconhecendo que há que "retribuir à sociedade o apoio que esta tem dado”, Vítor Rodrigues salientou que o dinheiro deste projeto “não é da Liga, é da sociedade”.
Já Isabel Carreira, coordenadora do CIMAGO, salientou durante a Cerimónia de Assinatura dos Contratos de Concessão de Bolsas, que o apoio da Liga tem permitido “um salto qualitativo” no centro, que continuará o seu interesse em apoiar investigação translacional e a investigação clínica.
Cada projeto recebe uma bolsa de 9960 euros (830 euros por mês) e a verba adicional de 5 mil euros para apoio laboratorial. Três das bolsas foram atribuídas no âmbito da parceria com o CIMAGO. A trabalhar na caraterização genética dos pacientes com gamopatias monoclonais, sob a orientação de Ilda Ribeiro, Alexandra Oliveira foi uma das premiadas. Também Beatriz Lapa, orientada por Ana Gonçalves, recebeu uma bolsa para continuar a desenvolver uma investigação na área do síndrome mielodisplásico. A investigadora Judy Paulo, que está a estudar o cancro gástrico e do colon, sob orientação de Nascimento Costa, foi outra das premiadas.  Ao investigador Ricardo Martins foi atribuída a bolsa Dr. Rocha Alves, igualmente suportada pela LPCC.NRC, no âmbito do trabalho que está a efetuar na área do cancro do fígado, sob orientação de Guilherme Tralhão.
Duarte Nuno Vieira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destacou “o apoio absolutamente essencial para a atividade da CIMAGO” e “o papel fundamental para “a melhoria do conhecimento” que a LPCC tem desempenhado.  José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO, reforçou este papel salientando que muitas das investigações desenvolvidas “permitiram resultados demonstráveis”.
Até ao presente, o Núcleo Regional do Centro atribuiu 15 bolsas LPCC.NRC/CIMAGO e 4 Bolsas Rocha Alves, o que se resume em mais de 200 mil euros para investigações na área Oncológica.  
 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Março 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias