Notícias

Voltar

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS
Funcionamento dos serviços e apoios no atual estado de Pandemia pela COVID-19
De momento, mantemos ou reajustámos os seguintes apoios a todos os doentes oncológicos e suas famílias:

APOIO SOCIAL (a doentes carenciados)
• Medicamentos: mantemos o apoio pela disponibilização nas farmácias habituais que têm protocolo com a LPCC-NRS.

• Cooperação Familiar (financeira): Irá manter-se também nas instalações do Núcleo Regional do Sul, no 2º andar do Edifício do Lar de Doentes, entre as 9h30m e as 16h30m.

Para evitar deslocações será possível, também, efetuar o pedido de transferência bancária deste apoio, via email ou telefone. – nucleosul@ligacontracanco.pt ou 217 264 099.

APOIO EMOCIONAL
Vencer e Viver (Movimento de Apoio à Mulher com Cancro de Mama)
Atendimento presencial apenas às 4ªs e 6ªs feiras, das 10h às 13h, preferencialmente, por marcação.
Marcações e pedidos de esclarecimento por mail para vencereviver.nrs@ligacontracancro.pt ou chamada telefónica/SMS para o Tel.: 910 009 825.

MovApLar (Movimento de Apoio a pessoas Laringectomizadas)
O atendimento ao público e as instalações deste movimento continuam encerradas, no entanto o serviço de oferta de material técnico de apoio aos utentes, continua a ser assegurado através do envio via CTT.
Envie o seu pedido por email para sandra.lourenco@ligacontracancro.pt ou chamada telefónica/SMS para o Tel.: 910 009 825, indicando nome e morada completos.
    
PSICO-ONCOLOGIA
• As consultas de psico-oncologia retomaram a sua vertente presencial, com todas as medidas de segurança acauteladas. Mantem-se, no entanto, a modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada) nos casos em que as consultas presenciais não sejam possíveis ou aconselhadas.
Informações e Marcações: psicooncologia.nrs@ligacontracancro.pt ou Tel.: 217 264 099.
    
APOIO JURÍDICO
• O serviço de Apoio Jurídico da Liga Portuguesa Contra o Cancro é vocacionado para o aconselhamento, tratamento e apoio na resolução de problemas com relevância jurídica apresentados pelos doentes, sobreviventes de cancro e seus familiares, através da consulta jurídica que nesta fase passará a ser realizada na modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada).
Informações e marcações: nucleosul@ligacontracancro.pt ou Tel.: 217 264 099.

VOLUNTARIADO HOSPITALAR
O Serviço de Guias, o Acolhimento e o Café com Leite voltam a estar disponíveis. 
Reabertura do Cabeleireiro às terças-feiras das 10h30 às 15h, mas apenas para a parte de prova e manutenção das próteses capilares.
Os restantes serviços de cabeleireiro (lavagem, corte, etc.) ainda vão estar suspensos até nova avaliação.

Restante atividade suspensa por tempo indeterminado até nova avaliação.

GRUPOS DE APOIO E DELEGAÇÕES
• Mantém-se o atendimento ao público presencial nos Grupos de Apoio, conforme horários habituais (asseguradas as medidas de higiene e segurança - obrigatório o uso de máscara cirúrgica pelos utentes e funcionários; lavagem e desinfeção das mãos antes de aceder às instalações; preenchimento de questionário de condição de saúde; não é permitida a entrada de acompanhantes e deve manter-se o distanciamento social recomendado).

• Apenas as delegações de Alcácer do Sal, de Mértola, do Seixal e de Torres Novas já se encontram abertas, conforme disponibilidade dos coordenadores. As delegações de Almodôvar, de Borba, da Golegã, de Moura e de Peniche prestam apoio telefonicamente ou por mail.

• Os apoio sociais bem como algumas valêcnias de proximidade começam a ser retomadas presencialmente, como é o caso das consultas de Psico-oncologia no GA Faro ou do Reiki no GA Portalegre, mantendo-se a modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/ videochamada), sempre que haja necessidade.

• Todo o voluntariado prestado nos GA/DEL manter-se-á suspenso até nova avaliação. O voluntariado que não tenha contacto direto com o doente pode ser cumprido desde que se mantenha o distanciamento social (ex: Costura).

RASTREIO DE CANCRO DA MAMA
• O Rastreio do Cancro de Mama continua em funcionamento cumprindo os procedimentos de higiene e segurança no trabalho recomendados e conforme as autorizações dadas pelas ARS´s.
Por Núcleo Regional do Sul a 30 de Junho 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias