Notícias

Voltar

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS
Funcionamento dos serviços e apoios no atual estado de Pandemia pela COVID-19
De momento, mantemos ou reajustámos os seguintes apoios a todos os doentes oncológicos e suas famílias:

APOIO DOMICILIÁRIO
Serviço humanitário e de apoio social aos doentes oncológicos e respetivas famílias ou cuidadores, nas suas residências.
O novo serviço tem como objetivo estar mais próximo do doente ao nível das atividades lúdicas e de companhia: conversar; ler; ver filmes; jogar jogos de tabuleiro/cartas, contar histórias, entreter. Pretende também promover o descanso do familiar e/ou cuidador, muitas vezes sobrecarregado. Mais info e formulário de pré-inscrição em: https://bit.ly/2GXol8m

APOIO SOCIAL (a doentes carenciados)
• Medicamentos: mantemos o apoio pela disponibilização nas farmácias habituais que têm protocolo com a LPCC-NRS.
• Cooperação Familiar (géneros): Irá manter-se também nas instalações do Núcleo Regional do Sul, no 2º andar do Edifício do Lar de Doentes, entre as 9h30m e as 16h30m.

APOIO JURÍDICO
• O serviço de Apoio Jurídico da Liga Portuguesa Contra o Cancro é vocacionado para o aconselhamento, tratamento e apoio na resolução de problemas com relevância jurídica apresentados pelos doentes, sobreviventes de cancro e seus familiares, através da consulta jurídica que nesta fase passará a ser realizada na modalidade de teleconsulta (via telefone ou videochamada).
Informações e marcações: nucleosul@ligacontracancro.pt ou Tel.: 217 264 099.

PSICO-ONCOLOGIA
• As consultas de psico-oncologia mantêm-se na modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada) nos casos em que as consultas presenciais não sejam possíveis ou aconselhadas.
Informações e Marcações: psicooncologia.nrs@ligacontracancro.pt ou Tel.: 217 264 099.

VOLUNTARIADO HOSPITALAR
Serviços disponíveis: Café com Leite, Guias, Costura. Restante atividade suspensa por tempo indeterminado até nova avaliação.

SERVIÇO DE APOIO A DOENTES COM MOBILIDADE REDUZIDA
Serviço humanitário e de apoio social aos doentes oncológicos com dificuldade de locomoção, que necessitam ir de um edifício a outro para uma consulta ou tratamento, levantar medicamentos, etc, nas instalações do IPOLFG.

APOIO EMOCIONAL
Vencer e Viver (Movimento de Apoio à Mulher com Cancro de Mama)
Em funcionamento com o horário temporário, às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, das 10h às 13h.
Marcações e pedidos de esclarecimento por mail para vencereviver.nrs@ligacontracancro.pt ou chamada telefónica/SMS para o Tel.: 910 009 825.

MovApLar (Movimento de Apoio a pessoas Laringectomizadas)
Em funcionamento, com os seguintes horários: 
Atendimento presencial – 3ªs feiras, das 10h às 12h45;
Atendimento telefónico – 3ªs e 5ªs feiras, das 10h às 12h45
O serviço de oferta de material técnico de apoio aos utentes, continua a ser assegurado através do envio via CTT. Envie o seu pedido por email para movaplar@ligacontracancro.pt ou chamada telefónica/SMS para o Tel.: 217 248 802 ou 910 376 846, indicando nome e morada completos.

OSTOMIZADOS
    O atendimento a doentes ostomizados no IPO de Lisboa por enfermeira especializada, funciona no local habitual  - Pavilhão Ostomizados - às 3ªs e 5ªs feiras, no horário habitual das 15h às 17h, sujeito a marcação através do email nucleosul@ligacontracancro.pt ou para o Tel. 910 009 825 (Sandra Lourenço) ou 217 265 786.
        
    GRUPOS DE APOIO E DELEGAÇÕES
    • Mantém-se o atendimento ao público presencial nos Grupos de Apoio e Delegações, conforme horários habituais (asseguradas as medidas de higiene e segurança - obrigatório o uso de máscara cirúrgica pelos utentes e funcionários; lavagem e desinfeção das mãos antes de aceder às instalações; preenchimento de questionário de condição de saúde; não é permitida a entrada de acompanhantes e deve manter-se o distanciamento social recomendado).

    • Mantêm-se os apoios sociais, as consultas de Psico-Oncologia e o apoio jurídico na modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada) sempre que se justifique.

    Todo o voluntariado prestado nos GA/DELdecorre com normalidade (exceto em ambiente hospitalar que se mantém suspenso).

    RASTREIO DE CANCRO DA MAMA
    • O Rastreio do Cancro da Mama continua em funcionamento cumprindo os procedimentos de higiene e segurança no trabalho recomendados e conforme as autorizações dadas pelas ARS´s.
    Por Núcleo Regional do Sul a 29 de Abril 2022

    Voltar

    Sugestões

    • BOLSAS em SARCOMAS PEDIÁTRICOS- NONÔ

      Pela primeira vez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, lança o desafio a investigadores para estudarem Sarcomas Pediátricos, um dos cancros mais agressivos e mais frequentes em idade pediátrica.Este tipo de tumor, desenvolve-se a partir de tecidos como osso, músculo ou nervo e pode surgir em qualquer... Ler notíciaPor Núcleo Regional do Sul
    • CURSO DO TRATAMENTO FÍSICO DO EDEMA

      O Núcleo Regional do Sul  realiza a 20ª edição do curso, nas seguintes datas:I módulo - 20 a 24 de abril de 2022II módulo - 4 a 6 de junho de 2022Curso certificado pela École de Drainage Lymphatique Bruxelles. Ministrado pelo Prof. Doutor Olivier Leduc e pelo Prof.... Ler notíciaPor Núcleo Regional do Sul
    • III Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos

      As III JCPP, organizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul, decorreram nos dias 10-12 de março, uma vez mais no ISCTE em Lisboa. Tiveram o apoio institucional da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da International Children’s... Ler notíciaPor Núcleo Regional do Sul
    • ALARGAMENTO DO RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

      05 de Novembro 2021A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a ARSLVT, anuncia o alargamento do rastreio gratuito do Cancro da Mama aos Distritos de Lisboa e de Setúbal, cujo arranque aconteceu no Dia Mundial do Cancro em 2021.1 ano após este alargamento, o rastreio que se dirige a mulheres dos 50... Ler notíciaPor Núcleo Regional do Sul
    • SEGUNDAS de CONVERSA

      As Segundas de Conversa têm como objetivo aumentar a literacia em saúde e promover a discussão informal e participada da comunidade não especializada, tratando várias temáticas para esclarecimento de dúvidas relacionadas com o cancro. Num formato inicialmente presencial, passam em 2022 a ser... Ler notíciaPor Núcleo Regional do Sul
    Apoios & Parcerias