Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS

Apoio ao Doente Oncológico e família assegurado pelo NRS
Funcionamento dos serviços e apoios no atual estado de Pandemia pela COVID-19
Atendendo ao atual cenário de Pandemia pelo Coronavírus - COVID-19, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, decidiu suspender no dia 12 de Março de 2020 todas as atividades de voluntariado em ambiente hospitalar, reajustar alguns serviços de Apoio ao Doente e Família, como medida de contenção e por forma a minimizar todos os riscos de contágio de COVID-19 e propagação da doença devido à existência de perigo para a Saúde Pública, conforme indicação da DGS e OMS.
 
De momento, mantemos ou reajustámos os seguintes apoios a todos os doentes oncológicos e suas famílias:


APOIO SOCIAL (a doentes carenciados)

» Medicamentos: mantemos o apoio pela disponibilização nas farmácias habituais que têm protocolo com a LPCC-NRS.
 
» Cooperação Familiar (financeira): Irá manter-se também nas instalações do Núcleo Regional do Sul, no 2º andar do Edifício do Lar de Doentes, entre as 9h30m e as 16h30m. 
Para evitar deslocações, será possível também efetuar via email ou telefone o pedido de transferência bancária deste apoio através do nucleosul@ligacontracancro.pt ou através do telm. 910 025 396 com o seu nome e morada completa.

APOIO EMOCIONAL

Vencer e Viver (Movimento de Apoio à Mulher com Cancro de Mama)
Atendimento presencial retomado, às 4ªs feiras, das 10h às 13h, mediante marcação.
No entanto o serviço de oferta de material técnico de apoio às utentes continua, também, a ser assegurado através do envio via CTT.
 
MovApLar (Movimento de Apoio a Laringectomizados)  
O atendimento ao público e as instalações encontram-se encerrados, no entanto o serviço de oferta de material técnico de apoio aos utentes, continua a ser assegurado através do envio via CTT.

Nos dois casos, deverá solicitar os pedidos para o email geral:
nucleosul@ligacontracancro.pt ou através do telm. 910 025 396 com o seu nome e morada completa.
 
PSICO-ONCOLOGIA
 
As consultas de psico-oncologia retomaram a sua vertente presencial, com todas as medidas de segurança acauteladas. Mantem-se, no entanto, a modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada) nos casos em que as consultas presenciais não sejam possíveis ou aconselhadas.

APOIO JURÍDICO
 
O serviço de Apoio Jurídico da Liga Portuguesa Contra o Cancro é vocacionado para o aconselhamento, tratamento e apoio na resolução de problemas com relevância jurídica apresentados pelos doentes, sobreviventes de cancro e seus familiares, através da consulta jurídica que nesta fase passará a ser realizada na modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada).

Deverá solicitar mais informações através dos seguintes contactos:
nucleosul@ligacontracancro.pt ou para o Tel. 910 025 396 / 217 264 099

VOLUNTARIADO HOSPITALAR
    
O Serviço de Guias no IPO em Lisboa já foi retomado. Composto apenas por voluntários não enquadrados em grupos de risco, é feito um acolhimento aos doentes, bem como o acompanhamento e ajuda nas deslocações exteriores dos edifícios, aos vários locais onde os doentes têm atos clínicos agendados. Toda esta atividade é monitorizada de acordo com todas as normas de segurança, higiene e proteção recomendadas pela DGS.

GRUPOS DE APOIO E DELEGAÇÕES

Foi retomado o atendimento ao público apenas na Delegação do Seixal e a de Torres Novas está aberta, conforme disponibilidade da coordenadora (asseguradas as medidas de higiene e segurança  - obrigatório o uso de máscara cirúrgica pelos utentes e funcionários; lavagem e desinfeção das mãos antes de aceder às instalações; preenchimento de questionário de condição de saúde; não é permitida a entrada de acompanhantes e deve manter-se o distanciamento de segurança)

As delegações de Alcácer, Almodôvar, Borba, Golegã, Mértola e Peniche prestam apoio telefonicamente ou por mail.

Mantêm-se os apoios sociais, as consultas de Psico-Oncologia e o apoio jurídico na modalidade de teleconsulta (via telefone ou Skype/videochamada) até nova avaliação.

Todo o voluntariado prestado nos GA/DEL manter-se-á suspenso até nova avaliação.
O voluntariado que não tenha contacto direto com o doente pode ser cumprido desde que se mantenha o distanciamento social (ex: Costura).

 RASTREIO DE CANCRO DA MAMA
 
O Rastreio do Cancro de Mama continua em funcionamento cumprindo os procedimentos de higiene e segurança no trabalho recomendados e conforme as autorizações dadas pelas ARS´s. 
 
 
Por Núcleo Regional do Sul a 15 de Janeiro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias