Notícias

Voltar

Campanha sensibiliza crianças para perigos da exposição incorreta ao sol

02 de Julho 2019 a 03 de Agosto 2019
Campanha sensibiliza crianças para perigos da exposição incorreta ao sol
Iniciativa visa crianças dos seis aos 12 anos, decorrendo em cerca de uma dezena de praias fluviais e oceânicas da região centro. Este ano a campanha abrange ainda espaços educativos e de atividades de tempos livres.
Porque a incidência do cancro de pele está a aumentar, e esse aspeto tem uma causa comportamental, a campanha “Verão com Prevenção” do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) regressa à região centro para sensibilizar para os perigos de uma exposição solar. As estimativas indicam que, por ano, surgem cerca de 13.000 novos casos de cancro da pele em Portugal, mil dos quais, melanomas, ocorrendo 250 mortos anualmente.
Este ano a campanha “Verão com Prevenção” é destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, e tem o objetivo de esclarecer sobre os efeitos associados à exposição solar excessiva e sem proteção, bem como promover a adoção de comportamentos mais saudáveis e benéficos. O conjunto de ações realiza-se, como habitualmente, em praias fluviais e oceânicas da região centro.  Pela primeira vez, o projeto integra atividades em jardins de infância, escolas e atividades de tempo livre, alertando crianças e, através destas, professores e educadores para os perigos da exposição solar.
O sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D. No entanto, apesar das suas vantagens, a exposição solar excessiva é perigosa. Esta questão, é tanto mais relevante quando se sabe que os efeitos da radiação solar são cumulativos. Uma queimadura solar na infância duplica o risco de, mais tarde, vir a ocorrer um cancro de pele. assim, uma exposição solar segura na infância é uma importante estratégia de prevenção primária dos cancros de pele.
A campanha “Verão com Prevenção” sensibilizará e informará, de forma divertida, através do jogo da glória “Heróis do Sol Saudável”; do jogo “Conhecer para Prevenir” (perguntas dirigidas às crianças sobre comportamentos e fatores de risco para o cancro da pele e oferta de brinde às respostas corretas); da atividade “Prevenir a Brincar” (atividade que pretende ensinar a regra da Sombra). Será, neste âmbito, feita também a distribuição de cadernos Heróis do Sol Saudável, folhetos, chapéus e t-shirts.
O "Verão com Prevenção" é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em colaboração com os municípios e respetivas capitanias marítimas. Conta com o apoio dos agrupamentos de escuteiros, grupos de jovens, associações sem fins lucrativos e voluntários da LPCC.NRC.
 
 
Datas/ Locais
13 e 14 de julho - Praia da Torreira (Murtosa);
14 de julho - Praia do Osso da Baleia; Praia Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos);
19 e 20 de julho- Praia do Furadouro (Ovar);
20 e 21 de julho- Praias do Areão e da Vagueira (Vagos);
27 e 28 de julho - Praia do Pedrogão (Leiria); Praia de Poço de Corga (Castanheira de Pera);
3 de agosto - Praia da Barra (Ílhavo);
  
Outras atividades de Prevenção Solar *:
25 de junho – Escola Básica de 2º e 3º CEB Martim de Freitas (Coimbra); 
26 de junho – Escola Básica de 2º e 3º CEB D. Inês de Castro (Coimbra); 
2 de julho - Jardim de Infância de São João do Campo e Centro Social de São João do Campo (Coimbra);
9 de julho – ação na Freguesia da Ramela (Guarda);
10 de julho - Casa da Sagrada Família (Guarda);
12 de julho - CFAD - Centro de Formação e Desenvolvimento da Família (Guarda);
18 de julho – Associação Golz de Carvalho (Figueira da Foz); 
23 de julho - Escola Básica de Albergaria a Velha, no âmbito da iniciativa "Férias Divertidas", promovida pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha ;
30 de julho – Associação Social Cultural Recreativa de São Paulo de Frades (Coimbra); 
30 de julho – ADM Estrela -Associal Social e Desenvolvimento (Guarda);
 
Por Núcleo Regional do Centro a 08 de Outubro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias