Notícias

Voltar

Castelo Branco encerra ciclo de Tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao cancro” com programa aberto à população

22 de Setembro 2018
Castelo Branco encerra ciclo de Tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao cancro” com programa aberto à população
Castelo Branco encerra o ciclo de tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”, que durante 2018 tem percorrido todas as capitais de distrito da Região Centro. A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove em Castelo Branco, no próximo dia 22 de setembro, sábado, pelas 16 horas, a última edição do ciclo de tertúlias intituladas “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”. A iniciativa, aberta a todos os interessados, realiza-se no Auditório do Politécnico de Castelo Branco. A sessão contará com a moderação do Professor Doutor José Manuel Romãozinho, membro da Direção do LPCC-NRC.
Os desafios que a Oncologia enfrenta vão marcar profundamente a sociedade nas próximas décadas. De acordo com as projeções nacionais e internacionais, a evolução demográfica e a exposição a fatores de risco vão determinar um aumento da incidência das doenças oncológicas. Neste contexto, assume especial relevância a promoção da saúde e do diagnóstico precoce, considerando-se prioritário efetivar a prevenção primária através da promoção de estilos de vida saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. A sensibilização, prevenção primária e deteção precoce do cancro são componentes chave para o controlo do cancro, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade.
Por outro lado, muito por conta dos avanços científicos e médicos, a sobrevivência ao cancro tem vindo a aumentar, o que acarreta novos desafios para as sociedades. O cancro afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas e emocionais consideráveis.
Para iniciar a tertúlia em Castelo Branco, o Núcleo Regional do Centro da LPCC convidou o médico Pedro Churro (ULS de Castelo Branco) para abordar a temática da prevenção e o Dr. António Morais, Presidente da Assembleia Geral do LPCC-NRC, para falar sobre como “Sobreviver ao Cancro”.
À tertúlia antecede, como habitualmente, uma sessão prévia de formação interna dos voluntários do distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário e o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver). São ainda áreas de voluntariado da Liga o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).
As tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro” constituem uma ação descentralizada da comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que abrangem os 78 concelhos da Região Centro. O ciclo já passou por Aveiro, Viseu, Leiria, Guarda e Coimbra.
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 22 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias