Notícias

Voltar

Cerca de 11.500 pessoas vestiram de rosa 7 cidades da Região Centro, caminhando contra o cancro

08 de Novembro 2019
Cerca de 11.500 pessoas vestiram de rosa 7 cidades da Região Centro, caminhando contra o cancro
A 10.ª edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” realizou-se no passado dia 5 de outubro. A iniciativa quis sensibilizar para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama e angariar fundos para o apoio à mulher com cancro da mama.
“Pequenos passos, grandes gestos®” foi o lema que sábado, 5 de outubro, levou milhares de pessoas a juntarem-se, vestidas de cor-de-rosa, numa caminhada que decorreu em simultâneo em 7 cidades da Região Centro: Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Mais de onze mil e quinhentos participantes é o número do balanço preliminar avançado pela organização.
A iniciativa vai na sua 10ª edição e é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, contando com o inestimável apoio das suas Voluntárias do Movimento Vencer e Viver. Esta marca ainda o arranque do Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala precisamente em outubro.
Este ano, e pela primeira vez, todas as mulheres sobreviventes, além da sua t-shirt cor-de-rosa que já é habitual e faz parte do kit, também usaram um lenço da mesma cor ao pescoço.
Trata-se de uma iniciativa comunitária de tomada de consciência da população para os benefícios da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e sua família. Recorde-se que estas 10 edições já permitiram angariar cerca de 340 mil euros e têm sido um importante contributo para a continuação das atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Além da participação de mulheres, homens e famílias inteiras, a caminhada mobilizou também em algumas cidades motards, escuteiros, cavaleiros, agentes da autoridade e outras entidades oficiais. De salientar a participação na caminhada de Leiria do Vereador, Carlos Palheira; em Aveiro, Vereador Luís Miguel Capão Filipe; na cidade da Covilhã a participação Presidente da Câmara Municipal, Vitor Pereira; em Castelo Branco, a presença do Vice-presidente do Município,  Luís Andrade; na cidade de Viseu, destaque para a participação Vereadora Cristina Brasete e na Guarda a participação do Presidente da Câmara Municipal,  Carlos Monteiro e da Vereadora, Lucília Monteiro.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias