Notícias

Voltar

Cerimónia de entrega de equipamento considerado “de extrema utilidade” à ULS da Guarda

02 de Junho 2021
Cerimónia de entrega de equipamento considerado “de extrema utilidade” à ULS da Guarda
O NRC fez uma nova doação de equipamento de apoio aos doentes e serviços da ULS da Guarda, atribuição que totaliza um apoio de mais de 3 mil euros. A este, juntam-se nos últimos 10 anos, no distrito da Guarda, cerca de 133 mil euros de apoios de natureza social e 467 consultas de Psico-Oncologia.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) entregou hoje, 2 de junho, uma bomba infusora de quimioterapia à Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), numa cerimónia que foi conduzida pelo Professor Vítor Rodrigues, presidente da direção da LPCC.NRC e Eng.º João Barranca, presidente do Conselho de Administração da ULSG. A iniciativa decorreu na Delegação da Liga na Guarda, onde estiveram presentes também a Dra. Natália Amaral, secretária-geral da direção da LPCC.NRC.
A entrega do equipamento pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC à ULSG, que contou também com as presenças dos representantes do Movimento Vencer e Viver (MVV) e Grupo de Voluntariado Comunitário da Guarda, decorre do projeto de cuidados a doentes oncológicos em contexto hospitalar, em curso na Região Centro, desde 2019, e que prevê a atribuição de equipamentos específicos e materiais, após fase de identificação de necessidades junto de vários hospitais distritais da Região Centro.
Na ULSG, o projeto refletiu-se pela anterior entrega (outubro 2020) de um monitor de sinais vitais + ECG e, hoje, pela doação de uma bomba infusora de quimioterapia, equipamentos considerados pela unidade hospitalar como sendo “de extrema utilidade para os utentes e para a Instituição”. Os dois equipamentos totalizam cerca de 3.200 € de apoio da LPCC à ULS da Guarda.
Manter uma política de proximidade, reforçar a equidade no acesso aos recursos assistenciais são uma pedra basilar na missão da LPCC junto das comunidades. A efetividade desta ação advém, por um lado, da fundamental ação do nosso voluntariado que intervém na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas através de donativos que permitem custear os aspetos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença. Na Guarda, nos últimos 10 anos, este apoio traduziu-se na atribuição de 3.830 apoios (de natureza social) a 296 doentes, residentes no distrito da Guarda, num total de 132.526 €.
Já relativamente ao número de consultas de Psico-Oncologia, efetuadas na Delegação da Guarda até ao momento (início em 2016), totalizam-se 467 consultas.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 18 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias