Notícias

Voltar

Colaboradores do NRN unem-se para dar resposta aos pedidos dos doentes

Colaboradores do NRN unem-se para dar resposta aos pedidos dos doentes
Centenas de pedidos de ajuda dos doentes oncológicos chegam através da Linha de Apoio Oncológico COVID-19
No dia 21 de março o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a Linha de Apoio Oncológico COVID-19, tendo recebido mais de 1000 chamadas até ao momento.
Os doentes oncológicos nesta fase de isolamento social decretado pelo Estado, encontram-se mais ansiosos e sensíveis a nível emocional e muitas vezes sozinhos e longe dos filhos. Muitos em fase de tratamento oncológico em regime ambulatório não têm meios para recolher os seus medicamentos no hospital ou na farmácia. Outros com dificuldades financeiras podem encontrar apoio no pagamento de medicamentos ou na entrega de refeições nas suas casas.
"Muitíssimo obrigada pelo apoio no levantamento do medicamento para o meu pai. (...) Estamos muito agradecidos pela ajuda nestes tempos tão difíceis de pandemia"
Os colaboradores do Núcleo Regional do Norte organizaram-se para ter um call center de receção e encaminhamento das chamadas para os diferentes departamentos darem resposta às centenas de pedidos de apoio: motoristas, assistentes sociais, técnicas de radiologia, psicólogas, administrativos e muitos mais. "Alguns doentes precisam da medicação no próprio dia e com o esforço individual dos colaboradores a entrega é assegurada no mesmo dia" - psicóloga da Unidade de Psico-Oncologia do NRN-LPCC.
A linha telefónica Linha de Apoio Oncológico COVID-19 permitirá continuar a apoiar os doentes oncológicos e a receber os seus pedidos de apoio ou esclarecimentos de dúvidas. Os doentes oncológicos serão apoiados. Fale connosco. Ligue para a Linha Oncológica COVID-19 (800 919 232).

Pedidos de apoio recebidos na Linha:
40% Apoio social
24% Levantamento e entrega de medicação
20% Informação sobre o cancro e Covid-19
16% Direitos dos doentes no trabalho

Os doentes oncológicos residentes na região Norte do país durante este período de isolamento podem ligar para o número 800 919 232 (das 8h30 às 17h30, de 2ª a 6ª feira - chamadas gratuitas) de forma a encontrar respostas às suas dúvidas, nomeadamente de âmbito técnico e científico, de apoio social, jurídico, e poderem solicitar os serviços de apoio disponíveis:
- Apoio social e económico;
- Serviço de entrega de refeições;
- Consultas de psico-oncologia, via telefone;
- Compra e entrega de medicamentos de farmácia;
- Entrega de medicamentos hospitalares;
- Compra e entrega de bens alimentares;
Os serviços presenciais de apoio ao doente oncológico cumprirão todas as normas de higiene e de segurança de contenção da contaminação.

Mais informações através do e-mail: apoiooncologiconorte@ligacontracancro.pt
Facebook LPCC Norte
Por Núcleo Regional do Norte a 25 de Abril 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias