Notícias

Voltar

Conferência Dor em Oncologia: Compreender e tratar

27 de Outubro 2022
Conferência Dor em Oncologia: Compreender e tratar
Conhecer a dor e como a controlar são componentes fundamentais para o seu tratamento.
No dia 27 de outubro de 2022, pelas 18h30, irá decorrer de forma virtual a Conferência "Dor em Oncologia: Compreender e tratar", organizada pelo Centro de Formação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contando com as intervenções da Dra. Carolina Monteiro e da Professora Doutora Rute Sampaio.
A dor é tudo o que a Pessoa diz que é, e existe sempre que ela o diz. É fundamental reforçar esta ideia uma vez que ela não é visível.
A dor é uma perceção privada, individual, depende das expectativas e crenças de cada Pessoa, do estado cognitivo e emocional e não apenas da natureza do estímulo doloroso. A dor relacionada com a doença oncológica é fonte de intenso sofrimento físico e psicológico para o doente e para a família e interfere na qualidade de vida da Pessoa levando a situações de exaustão.
A dor não controlada permanece um problema clínico significativo e uma das consequências mais temidas da doença oncológica. O seu impacto estende-se para além do doente, afetando os membros da família e cuidadores.
Os conhecimentos e crenças sobre a dor e o seu controlo são componentes fundamentais no seu tratamento. A informação, a educação e uma melhor compreensão da dor aumentam a sua confiança e ajudam-no a otimizar a gestão e o autocontrolo deste sintoma. 
 
A conferência destinada-se a profissionais de saúde e a participação é gratuita.
As inscrições encontram-se encerradas.

Biografia dos Convidados
​Dra. Carolina Monteiro:
Médica com formação em Medicina Interna, com competência em Cuidados Paliativos a trabalhar exclusivamente nesta área há mais de 25 anos.
Colaboradora no ensino dos Cuidados Paliativos em diferentes cursos.
 
Professora Doutora Rute Sampaio:
Especialista e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, com diversos trabalhos realizados e publicados na área da adesão terapêutica na doença crónica, nomeadamente nas áreas do Sono, SAOS e Dor Crónica.
 
Por Núcleo Regional do Norte a 27 de Outubro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias