Notícias

Voltar

Conferência "Memória da Pele: exposição e proteção"

11 de Maio 2022
Conferência "Memória da Pele: exposição e proteção"
A exposição solar intensa e de curta duração é prejudicial para a saúde e pode desencadear cancro da pele.
No dia 11 de maio de 2022, pelas 15h00, irá decorrer de forma virtual a Conferência "Memória da Pele: Exposição e Proteção", organizada pelo Centro de Formação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito da Semana do Euromelanoma. A conferência será moderada pelo dermatologista Dr. Fernando Ribas e contará com a participação da Dra. Marta Pereira (Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto – ICBAS) e do Dr. Pedro Andrade (Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Sub especializou-se em Cirurgia Dermatológica).
A conferência destina-se à população em geral e a participação é gratuita.
Após inscrição, receberá um e-mail a confirmar a inscrição. No final da conferência receberá o certificado* de participação.

A maioria dos cancros de pele estão relacionados com a exposição excessiva aos raios UV do sol, sendo o risco de ocorrência proporcional ao número, frequência e intensidade dos raios solares recebidos em tenra idade.
Porque a nossa pele tem memória e as exposições solares durante a infância podem ter consequências na idade adulta, o tema desta conferência é fulcral para aumentar o conhecimento da população sobre formas de prevenção do cancro da pele e, assim, iniciarem comportamentos de exposição solar saudáveis.

O Melanoma maligno é um cancro da pele que surge nas células que produzem a melanina, e é um dos cancros mais graves e agressivos cuja incidência tem aumentado cerca de 7% ao ano, duplicando em cada década desde 1930. Geralmente não dá sintomas. Contudo o aparecimento de uma lesão escura da pele ou a alteração de um sinal pré-existente deve alertar e ser observado por um Dermatologista. A incidência em Portugal é mais de 12 por 100.000 habitantes por ano. Assim surgem anualmente mais de 1.200 novos casos, aproximando-se dos 1500 casos por ano.



*emissão de certificado mediante 70% de presença online na conferência.


- Inscrições encerradas -
Por Núcleo Regional do Norte a 12 de Maio 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias