Notícias

Voltar

Conferência Saúde Mental do Doente Oncológico

12 de Outubro 2022
Conferência Saúde Mental do Doente Oncológico
O bem-estar dos doentes com cancro é importante durante o tratamento
No dia 12 de outubro de 2022, pelas 15h00, irá decorrer de forma virtual a Conferência "Saúde Mental do Doente Oncológico", organizada pelo Centro de Formação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Contamos com a participação dos seguintes convidados: Diana Fontanete e Professor José Luís Pais Ribeiro.

No decorrer do percurso da doença oncológica outras situações poderão ser afetadas ou influenciadas por esta doença multidisciplinar, nomeadamente a saúde mental.
Nos últimos 30 anos, tem aumentado cada vez mais a consciência das repercussões do cancro, quer em termos físicos, quer em termos emocionais, e do seu impacto no bem-estar dos doentes. Atendendo a todo o conhecimento atual, torna-se importante abordar as questões inerentes à saúde mental do doente oncológico que poderão ser importantes para lidar melhor com a doença e com os seus tratamentos, promovendo uma melhor adesão terapêutica e prevenindo a perturbação psicológica e dificuldades no funcionamento familiar, entre outros aspetos. 

Palestrantes:
- Dra. Diana Fontanete (médica psiquiatra, grau de Psico-Oncologista pela Academia Portuguesa de Psico-Oncologia, a exercer funções de Assistente Hospitalar de Psiquiatria no IPO-Porto. Atual presidente da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia)
- Professor Doutor José Luís (Psicólogo com Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Saúde, pela FPCEUP, Professor Associado com agregação da FPCEUP, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Membro Integrado da William James Center for Research (WJCR), sediada no ISPA Instituto Universitário, Lisboa, unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal; Áreas de investigação: a) promoção da saúde, bem-estar, e qualidade de vida; b) papel das variáveis psicológicas positivas associadas à saúde; c) ajustamento às doenças crónicas.)


A conferência destina-se à população em geral e a participação é gratuita. - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - 
Após inscrição, receberá um e-mail a confirmar a inscrição.


No final da conferência receberá o certificado* de participação.
*emissão de certificado mediante 70% de presença online na conferência.
Por Núcleo Regional do Norte a 12 de Outubro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias