Notícias

Voltar

Conferência Sexualidade e Cancro

24 de Novembro 2022
Conferência Sexualidade e Cancro
Aconselhar e ouvir o doente oncológico sobre a sua intimidade é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida.
No dia 24 de novembro de 2022, pelas 18h30, irá decorrer de forma virtual a Conferência "Sexualidade e Cancro", organizada pelo Centro de Formação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contando com as intervenções da Dra. Ana Luísa Quinta Gomes (psicóloga) e do Dr. Rui Soares (sexólogo).
A conferência destinada-se a profissionais de saúde e a participação é gratuita. 
As doenças oncológicas têm um impacto enorme na vida de qualquer pessoa, de forma a que os doentes possam ter a melhor qualidade de vida possível, devem ser abordados todos os aspetos da sua vida, incluindo as questões sexuais. Apesar de ser difícil, para quase todos os doentes e companheiros, falar sobre sexualidade e intimidade, pode ser importante pedir apoio e informação, sobre as possíveis mudanças na sua vida sexual, à equipa médica.
Apesar dos doentes com cancro terem interesse em questões relacionadas com a sua sexualidade e em discuti-las com os seus profissionais de saúde, são poucos aqueles que procuram ajuda. Esta conferência pretende ser um local de aprendizagem e discussão sobre os aspetos relacionados com a sexualidade do doente oncológico.
 
Convidados:
Ana Luísa Quinta Gomes
Psicóloga Clínica, doutorada em Psicologia e investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e no Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab).
É especialista em Psicologia Clínica, Psicoterapia e em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Terapeuta Sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
É também coordenadora da Consulta de Saúde Sexual (vertente Sexologia Clínica) dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto. 
Rui Soares
Sexólogo Clínico, Assistente Hospitalar no IPO Coimbra, Consultor em Sexologia Clínica no Grupo Multidisciplinar em Oncosexologia do IPO Coimbra e Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
É também Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
 

Após inscrição, receberá um e-mail a confirmar a inscrição. No final da conferência receberá o certificado* de participação.
*emissão de certificado mediante 70% de presença online na conferência.
Por Núcleo Regional do Norte a 28 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias