Notícias

Voltar

Curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” regressa em formato e-learning

22 de Fevereiro 2022 a 24 de Fevereiro 2022
Curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” regressa em formato e-learning
Nos dias 22 e 24 de fevereiro próximos, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove uma nova ação de formação sobre “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, dirigida a profissionais de saúde. Esta ação decorrerá em formato E-Learning. As inscrições online encontram-se abertas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove mais uma edição do curso "Sexualidade, Fertilidade e Cancro", dirigido a profissionais de saúde, novamente em formato E-Learning, a decorrer nos dias 22 e 24 de fevereiro de 2022.  Um conjunto de especialistas junta-se à iniciativa para refletir e debater questões sobre comportamento e disfunções sexuais em doentes oncológicos e, ainda, sobre matérias relacionadas com a fertilidade. A ação conta, mais uma vez, com o Patrocínio Científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do Centro de Preservação da Fertilidade (CHUC) e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.
O curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, organizado pela Liga, disponibiliza 30 vagas. O objetivo da iniciativa é dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam auxiliar melhor no aconselhamento e intervir quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos. Visa ainda importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente no delinear de novas abordagens nestas áreas.
A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia, que deverá ser feita através do link: www.ligacontracancro.pt/cursofertilidade.
Esta iniciativa formativa teve início em Coimbra em 2016, tendo vindo ao longo dos anos a ser descentralizado por parte do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, de modo a dar a oportunidade a profissionais de saúde de outros distritos de poderem frequentar formação na área da oncologia.
 
PROGRAMA:
 
22 | FEVEREIRO DE 2022 (9h00/19h00)
► Epidemiologia da doença oncológica (1h30) - Prof. Doutora Joana Bastos (FMUC)
► Linfomas e leucemias (1h30) - Dr. Joaquim Andrade (Hospital de S. João)
► Cancro da mama (1h30) - Dra. Gabriela Sousa (IPO Coimbra)
► Cancro urogenital (1h30) - Prof. Doutor Belmiro Parada (CHUC /FMUC)
 
24 | FEVEREIRO DE 2022 (9h30/19h00)
► Dificuldades sexuais no doente oncológico (1h30) - Dr. Francisco Allen Gomes (Ferticentro)
► Fertilidade após o cancro (1h30) -Prof. Doutora Ana Teresa Almeida Santos (Centro de Preservação da Fertilidade CHUC)
► Técnicas de preservação da fertilidade (1h) - Dra. Ana Paula Sousa (Centro de Preservação da Fertilidade CHUC)
► Tomada de decisão sobre preservação da fertilidade em doentes oncológicos (1h30) - Doutora Cláudia Melo Silva (FPCE-UC)
► Questões éticas em oncofertilidade (1h30) - Prof. Doutora Margarida Silvestre (CHUC /FMUC)
 
Por Núcleo Regional do Centro a 26 de Abril 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias