Notícias

Voltar

Dar mais tempo à vida com a comunidade

16 de Junho 2018
Dar mais tempo à vida com a comunidade
Aproxima-se do final a iniciativa que desde 10 de março tem mobilizado a comunidade de Sever do Vouga numa causa comum: 30 equipas constituídas por 316 voluntários, realizaram mais de 40 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação.
No próximo dia 16 de junho, sábado, a partir das 9h00, decorre no Parque Urbano de Sever do Vouga a grande festa de encerramento do projeto Dou Mais Tempo À Vida® com muitas atividades desportivas e lúdico-culturais. Para lá dos espaços de alimentação, o recinto conta ainda com um espaço de saúde, dedicado à informação, sensibilização e realização de avaliações diagnósticas de prevenção do cancro. E quase a finalizar terá um momento muito especial, com testemunhos de sobreviventes de cancro, pelas 22h00, em “Unidos pela Vida”. A entrada é livre.

Dou Mais Tempo À Vida®
Dou Mais Tempo À Vida® é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC.NRC de apoio ao doente oncológico e à família. Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. Essas equipas, com um mínimo de sete e máximo de 15 elementos, constituídas por grupos de amigos ou conhecidos, de familiares, colegas de trabalho, ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia, têm como tarefa desenvolver atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. 
Em Sever do Vouga, desde 10 de março, data de início de Dou Mais Tempo À Vida®, 316 voluntários organizaram-se em 30 equipas que realizaram mais de 40 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços da LPCC.
 
Um dia de festa
Com a participação do Grupo Cedrim Boom e dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, o programa começa às 9h00, com uma Caminhada pela Prevenção do Cancro. Às 10h00, as responsáveis de projeto e coordenadora do Dou Mais Tempo À Vida® são chamadas ao palco. Segue-se a atuação dos “Amigos de Sever”, aulas de CrossFit, Fitness e demonstração de primeiros socorros pelos Bombeiros Voluntários. A tarde será dedicada a desportos de natureza. A partir das 15h30, decorre a Gala da Academia Audioglobo e até ao final do dia estão previstas ainda atuações do “Coro ao Centro”, “Só Vozes”, mágico Bruno Pires da Silva e a apresentação da peça de teatro “Dou Mais Tempo à Vida”, pela Associação Juvenil Severi. 
Pelas 21h45, a antecipar o momento “Unidos pela Vida”, as intervenções de Carlos Freire de Oliveira e José António Martins Coutinho, presidentes do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Município de Sever do Vouga, respetivamente, vão fazer balanço desta grande projeto comunitário. A Cerimónia de Encerramento termina com as bandas “She is a Girl” e Jorge Batista e Prelúdio”.
 
Dou Mais Tempo À Vida ® intervém em três grandes domínios:
| ? | SABER: capacitar o indivíduo de conhecimentos de saúde visando uma mudança de atitudes e comportamentos para a prevenção do cancro;
| > | AGIR: Promover a responsabilidade individual e comunitária e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões conscientes, informadas e responsáveis e a adoção de estilos de vida saudáveis;
| ;) | SORRIR: Estimular a melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem estar individual e da comunidade através da participação cívica em atividades de voluntariado socialmente gratificantes, que estimulem a mudança coletiva para comportamentos de saúde e para a consciencialização que está nas mãos de todos (e de cada um) dar mais (e melhor) tempo à vida. 
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Junho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias