Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro assinalado em Tábua com ação de educação para a saúde

04 de Fevereiro 2022
Dia Mundial do Cancro assinalado em Tábua com ação de educação para a saúde
Iniciativa realiza-se no próximo dia 4 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal João Brandão em Tábua. Esta é dirigida à população no geral, e visa falar sobre cancro, nomeadamente fatores de risco e prevenção, e ainda sobre cancro na mulher. A inscrição obrigatória é gratuita.
A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Por isso, o Dia Mundial do Cancro (DMC), celebrado a 4 de fevereiro, visa consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro. "Por cuidados mais justos- Juntos criamos a mudança" é o tema da nova campanha de três anos para o DMC, um dos mais importantes dias de consciencialização da saúde, que tem como foco no triénio 2022-2024 a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde.
Como é comum, nesta data, várias ações na Região Centro ganham expressão, unindo-se sob uma mesma causa e falando a uma só voz. Só pessoas unidas fazem a mudança acontecer. Ao aumentar a literacia e a compreensão em torno do cancro, reduzimos o medo, aumentamos a compreensão. Tábua junta-se também a esta iniciativa Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), na qualidade de full member da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), desde 1983.
Esta participação far-se-á através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) de Tábua da LPCC que irá promover uma Ação de Educação para a Saúde, com o objetivo primordial da sensibilização da comunidade para o combate à doença oncológica.
A ação decorrerá no dia 4 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21 horas na Biblioteca Municipal João Brandão de Tábua e contará com o seguinte programa:
► O Cancro: Definição, Fatores de Risco e Prevenção - Dra. Raquel Magalhães, Médica de Medicina Geral e Familiar na UCSP Tábua;
► Cancro na mulher - Dra. Dora Antunes e Dra. Daniela David, médicas internas do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHUC;
A entrada no evento é gratuita, mas com inscrições obrigatórias, e limitado a 20 lugares na sala. Para mais informações ou inscrições, deverá contactar os voluntários do GVC de Tábua, através do número: 964496564.
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 01 de Fevereiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias